Lula já estava sonolento e mostrava indisposição durante reuniões na segunda, dizem auxiliares

O presidente Lula (PT) apresentou forte indisposição durante o expediente de segunda-feira (09/12) no Palácio do Planalto, em Brasília, antes de ser submetido a uma cirurgia de emergência.

Segundo ministros que estiveram com o mandatário ao longo do dia, ele estava “sonolento” e se queixava de dor de cabeça, chegando a pedir para encerrar o expediente mais cedo. Por conta disso, sua agenda foi alterada, e os despachos terminaram às 17h30, após uma reunião com os presidentes da Câmara e do Senado.

Parlamentares que participaram da reunião no Planalto relataram que o petista estava com os “olhos bem vermelhos” e demonstrava “inquietação”. Um senador presente no local afirmou que os olhos vermelhos de Lula durante o encontro chamavam bastante a atenção.

A médica Ana Helena Germoglio, que acompanha o presidente no Palácio do Planalto, avaliou Lula e comunicou a situação ao cardiologista Roberto Kalil. Inicialmente, estava previsto que ele realizasse exames mais detalhados na terça-feira (10/12).

No entanto, a dor de cabeça persistiu, e o presidente foi levado à unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde exames detectaram uma hemorragia intracraniana, indicando a necessidade de drenar o sangue. A decisão foi então tomada para transferi-lo para São Paulo e realizar o procedimento lá.

De acordo com o boletim médico, “a ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10”. Lula foi submetido a uma “craniotomia”, e a cirurgia ocorreu sem intercorrências. O presidente está em recuperação na UTI, mas ainda não há previsão de alta.

Desde o acidente no dia 19 de outubro, quando sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, Lula vem tomando um medicamento anticonvulsivo, que pode causar sonolência e irritabilidade. Na ocasião, ele foi tratado e precisou levar pontos. O sangramento de agora ocorre quase dois meses depois em decorrência do acidente doméstico.

Fonte: DCM

Boletim médico do presidente Lula — Foto: Reprodução
Boletim médico do presidente Lula — Foto: Reprodução

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.