Apenas nos dois primeiros dias úteis de 2021, o Centro de Covid que funciona na Santa Casa de Misericórdia já atendeu 142 pacientes com sintomas da doença. Na segunda-feira (04/01), o volume de atendimentos chegou a 79 pessoas.
.
Até às 15 horas desta terça-feira (05/01), horário de fechamento das estatísticas para o sistema de informação estadual, havia 64 pacientes que procuraram o Centro de Covid. Como o serviço funciona até às 17 horas, pode ser que o fluxo seja ainda maior.
.
A situação preocupa os órgãos municipais de saúde em período de aceleração da transmissão da doença e reflete o descaso da população com a prevenção ao coronavírus, principalmente pelas confraternizações e aglomerações divulgadas nas redes sociais durante as festas de final de ano.
.
A unidade, que funciona no Centro de Diagnóstico, recebe pacientes com quadros gripais e síndromes respiratórias. O ambulatório, que funciona durante os dias de semana das 8 às 17 horas, conta com equipe de enfermeiros e médico para consultas, orientações e atendimentos aos pacientes, além de realizar a coleta de exames para o diagnóstico do covid-19.