Mais de 30% dos imóveis de Palmital deixam de ser nebulizados por estarem fechados ou por recusa de moradores

A Prefeitura iniciou nesta semana a nebulização de imóveis para ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti em Palmital. Os trabalhos, que visam eliminar o mosquito adulto, são executados com inseticida liberado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Assis, órgão estadual que assumiu as atribuições e o pessoal da extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).


Os trabalhos, segundo o setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, são executados por membros da equipe de Controle de Endemias e por agentes comunitários do ESF. As cinco equipes iniciaram a nebulização na segunda-feira (29/05) e, até a manhã desta sexta-feira (02/06), haviam percorrido 1.184 imóveis. Do total, segundo o órgão municipal, houve a permissão de entrada em 802 residências.


O órgão da Prefeitura informou que em 382 dos locais visitados não foi possível realizar a aplicação de inseticida para combater o Aedes aegypti devido ao fato dos imóveis estarem fechados, sem a localização de nenhum morador para fazer contato, ou dos proprietários simplesmente recusarem dar a permissão para a realização do serviço.


De acordo com a Vigilância Epidemiológica, houve a constatação de que 32% dos imóveis percorridos ficaram sem as ações de combate ao Aedes aegypti, mesmo tendo o serviço sido muito solicitado pela população em manifestações por redes sociais. Os trabalhos, segundo o órgão municipal terão continuidade durante o final de semanal em bairros da região do São José.


O órgão municipal destacou que é um número expressivo que pode fazer com que seja reduzida a eficácia da ação de nebulização. O sistema atual, segundo a Vigilância Epidemiológica, utiliza um produto inseticida que não é oleoso, fazendo com que não haja odor forte ou sujeira nos imóveis. A duração do efeito é de aproximadamente 30 minutos.


Segundo a prefeitura, foram nebulinadas as áreas dos bairros Jardim dona Mariana, Jardim Dona Elidia, Jardim Novo Mundo, Vila Volga, Vila Boa Esperança, Jardim Santa Terezinha, Vila Zanetti, Vila Santa Emília, Residencial Afonso Negrão. Os próximos locais atendidos serão as áreas do Jardim Paulista e dos conjuntos Waldyr Faro e Albino Rainho. Posteriormente, os serviços ocorrem no São José e Miguel Huertas.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.