Mais de 30 estados americanos processam Meta por viciar e prejudicar saúde de jovens

A Meta está sendo processada por mais de 30 estados do Estados Unidos por supostamente explorar jovens e crianças com técnicas para atrair sua atenção e obter lucro com a divulgação de conteúdo nocivo. A ação, movida na terça-feira (24) no Tribunal Federal da Califórnia, acusa a empresa de prejudicar “a saúde física e mental dos jovens”.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, o processo contra a Meta é resultado da falta de um acordo entre a companhia e os estados para limitar funções de suas redes sociais às crianças. O Facebook e o Instagram exigem que os usuários com menos de 13 anos apresentem o consentimento dos pais para criar uma conta, mas os estados alegam que a empresa de Mark Zuckerberg coleta dados pessoais sem a permissão necessária.

PUBLICIDADE

A big tech é acusada de criar “funções psicologicamente manipulativas” para induzir o “uso compulsivo e extenso” de suas plataformas. “A Meta explorou tecnologias poderosas e sem precedentes para atrair (…) e, em última instância, prender jovens e adolescentes com o objetivo de obter lucros”, afirmam os advogados dos estados no processo contra a empresa sediada na Califórnia.

A ação argumenta ainda que a companhia usa esquemas de marketing para atingir esses usuários mais jovens, incluindo a publicação de campanhas publicitárias com atores que parecem ser crianças usando suas plataformas de mídia social.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.