Maria de Lourdes de Oliveira Camacho morreu em Ibirarema na manhã de quinta-feira (13/10), aos 85 anos. Figura muito conhecida e respeitada na sociedade local, ela era mãe do prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho. Seu óbito foi causado por complicações decorrentes da idade avançada.
Nascida em 22 de dezembro de 1936 no povoado de Pau D’Alho, que posteriormente foi transformado em Ibirarema, ela era filha dos descendentes de imigrantes portugueses Benedicto Augusto de Oliveira e Zaira de Oliveira. Ela passou a infância e a juventude ajudando sua família na zona rural.
Em 28 de julho de 1956, Maria de Lourdes se casou com o lavrador Jayme Camacho Garcia, com quem formou uma família com os filhos Jaime Marcos Camacho, José Benedito Camacho (Camachinho) e Isabel Maria Camacho Garcia, que lhe proporcionaram 6 netos e 4 bisnetos.
Maria de Lourdes dedicou sua vida a cuidar da família e auxiliar o marido nas atividades rurais, incluindo o trabalho em lavouras e o trato de criação de animais. Ela era uma católica praticante e de muita fé, sendo devota de Nossa Senhora Aparecida e adoradora de rosas vermelhas.
O corpo de Maria de Lourdes foi velado no Velório Municipal e sepultado na manhã desta sexta-feira (14/10) no Cemitério Cassiano Valentim Borges, onde recebeu as homenagens de familiares e amigos. Camachinho decretou Luto Oficial de três dias em Ibirarema e determinou a suspensão do expediente nas repartições da Prefeitura durante os funerais.