O helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros, acionado para auxiliar no socorro às vítimas do deslizamento de pedras em Capitólio, não conseguiu chegar até o local do acidente devido às chuvas. Segundo o capitão do Batalhão de Operações Aéreas, João Bosco, o helicóptero decolou de Varginha e precisou pousar em Carmo do Rio Claro.
O capitão informou que o mau tempo impediu que a equipe do Arcanjo auxiliasse no socorro às vítimas. Por isso, a aeronave decidiu pousar em Carmo do Rio Claro. Ainda de acordo com o capitão, o pouso não foi de emergência.
“O helicóptero do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte se ofereceu para auxiliar no resgate às vítimas, entretanto eles enfrentariam o mesmo problema que a gente. Choveu durante todo o caminho”, explicou o capitão.
Ainda de acordo com o capitão, diante da impossibilidade de chegar ao local da ocorrência, o helicóptero retornou para Varginha. Mesmo sem a presença da aeronave, os militares do Corpo de Bombeiros de Piumhi e Passos e o Samu continuam prestando atendimento às vítimas.
ENTENDA
Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, atingiu três embarcações, com 34 pessoas neste sábado (08/01).
Veja o que se sabe até agora:
– O deslizamento ocorreu por volta de 12h30;
– Ao todo, 34 pessoas estavam envolvidas no acidente; 2 morreram.
-23 pessoas foram atendidas e liberadas; 9 estão internadas.
– Bombeiros estão no local;
– A Marinha foi acionada e investiga a causa;
Ainda não se sabe o que causou o acidente.
MORTES
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou duas mortes pelo deslizamento. São dois homens; nenhum dos dois foi identificado ainda.
FERIDOS
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Dessas, 23 pessoas foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio.
Outras 9 seguem internadas:
2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;
3 pessoas ainda não têm estado de saúde confirmado e estão sendo atendidas na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio;
mais 7 pessoas com ferimentos leves estão na Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio, com ferimentos leves.
VEJA NOTA DA MARINHA NA ÍNTEGRA
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.
Fonte: G1