Médico que sobreviveu a 14 tiros faz reconstrução do intestino e vive com estilhaços de bala

Médico Daniel Proença, único sobrevivente único sobrevivente do atentado no Rio de Janeiro, conta sobre momento do ataque. — Foto: Reprodução/Fantástico

O médico Daniel Sonnewend Proença, que foi baleado 14 vezes e sobreviveu ao ataque de criminosos em um quiosque no Rio de Janeiro, em outubro de 2023, fez em 26 de janeiro a reconstrução do trânsito intestinal e ainda tem cerca de dez projéteis e estilhaços de bala pelo corpo.

Três outros médicos e colegas dele morreram no ataque: Diego Ralf Bomfim (irmão da deputada federal Sâmia Bomfim), Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. Em dezembro, o Fantástico falou com Daniel sobre a recuperação.

As vítimas foram atacadas em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Os quatro participavam de um congresso internacional de ortopedia (entenda mais abaixo). De acordo com as investigações, o crime foi praticado por traficantes que pretendiam matar um miliciano preso no fim daquele mês pela Polícia Federal.

Após a recuperação desse último procedimento, será programada mais uma cirurgia ortopédica para retirar um projétil do ombro direito. A princípio, apenas um será retirado, mas o paciente vive com aproximadamente dez projéteis e estilhaços no corpo ainda. Ele ainda não retornou ao trabalho com médico.

“Ainda não retornei a trabalhar como médico, fiz há menos de uma semana a reconstrução do trânsito intestinal, estou numa fase de recuperação dessa cirurgia para começar a progredir a fisioterapia novamente e trabalhar”, disse ao g1.

Um ato pela paz na manhã de 1º de dezembro homenageou os três médicos ortopedistas assassinados. A cerimônia reuniu amigos, familiares das vítimas e o médico Daniel Proença, o único sobrevivente.

Durante o evento, houve projeção de imagens dos médicos com uma série de discursos com cerca de 3 minutos cada um. A esposa de Corsato e a mãe de Diego estiveram presentes. A esposa de Perseu acompanhou de forma online.

Representantes da faculdade entregaram flores aos parentes das vítimas e chamaram ao palco o cantor Gilberto Gil.

Naquela mesma semana de homenagens, a cantora Preta Gil também passou pelo procedimento semelhante no intestino, em São Paulo, em uma nova cirurgia durante o tratamento contra um câncer.

Familiares das vítimas, representantes da USP e médico sobrevivente — Foto: Imprensa FMUSP

Familiares das vítimas, representantes da USP e médico sobrevivente — Foto: Imprensa FMUSP

Crime no RJ

Os ortopedistas estavam hospedados no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, que sedia a partir desta quinta-feira o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.

No início da madrugada, os quatro estavam em um quiosque na frente do hotel. À 0h59, um carro branco parou, e três homens de preto e armados com pistolas desceram do veículo e abriram fogo à queima-roupa.

Foram pelo menos 20 disparos. Um dos bandidos ainda voltou para atirar mais em um dos médicos que tentava se refugiar atrás do quiosque.

Fonte: g1

Ortopedistas baleados no Rio: só Daniel sobreviveu e está internado — Foto: Reprodução/GloboNews

Ortopedistas baleados no Rio: só Daniel sobreviveu e está internado — Foto: Reprodução/GloboNews

INFOGRÁFICO: Ação de bandidos que executaram três médicos no Rio durou 25 segundos — Foto: Editoria de arte/g1

INFOGRÁFICO: Ação de bandidos que executaram três médicos no Rio durou 25 segundos — Foto: Editoria de arte/g1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 5 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.