“Como ela vem atraindo a atenção para a beleza também, é preciso prestar atenção para não perder seus nutrientes”, começa a explicar. Ele se refere à temperatura, pois a boa parte da população acha que deve deixá-la na geladeira até ficar bem gelada.
Temperatura ideal da melancia
“Gelar demais não é bom. Além de perder o sabor da doçura, ainda perde nutrientes. A temperatura ideal é de 20ºC. Assim, há aumento de 1,4 vez mais de betacaroteno e 40% a mais de licopeno”, explica.
Se gelar demais perde tudo isso. A dica dele é colocar a melancia na geladeira 1 hora antes de se servir.
Descarta as melhores partes?
Outro detalhe que ele aponta é “as pessoas costumam jogar fora uma parte excelente dela que é a faixa branca”.
“Nessa parte contém 2 vezes mais citrulina do que na polpa vermelha. Ela é um importante agente para rejuvenescer as artérias, melhorar o fluxo sanguíneo e promover a síntese de proteínas. Portanto, é vista como eficaz para a beleza da pele e para o crescimento do cabelo”, detalha.
Com esse argumento fica difícil descartar essa parte. A dica dele é usá-la em picles e saladas.
Benefícios
Essa fruta suculenta e fácil de ser ingerida é muito boa também para os olhos por causa do betacaroteno, por ser um diurético natural é boa para os rins, é importante anti-inflamatório e ajuda na prevenção do câncer.
Akaishi, que também é autor de livros, afirma que outra parte descartada pela maioria são as sementes. “São ricas em proteínas para os músculos. Ainda contém vitamina B6 que promove o metabolismo das proteínas”, explica.
A sua dica é separar as sementes, secá-las cobertas por uma peneira no sol, parti-las uma a uma e comer somente a parte interna, a branca. É aí que tem os nutrientes, aponta.
Conheça as outras frutas do verão (toque aqui) e se delicie! Pode se servir in natura como também pode preparar smoothies e saladas de frutas.
fonte: TopBuzz