Compartilhe

A meteorologia prevê uma intensa onda de frio que irá provocar queda acentuada de temperatura sobre o Brasil na próxima semana. Além de geada nas áreas do Sudeste, onde está o Estado de São Paulo, e Centro-Oeste, até há possibilidade neve em alguns pontos do Sul do país. Vários recordes serão registrados neste período.

Durante este final de semana, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuva intensa por grande parte no RS e SC. O fenômeno vem acompanhado de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano, e um por uma intensa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva.

POSSIBILIDADE DE NEVE

Os ventos frios da massa de ar polar já se espalham sobre o Brasil e, além disso, o ciclone no oceano ajuda a levar um pouco de umidade para o continente. A junção da umidade com o ar frio pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Isso deve acontecer especialmente entre os dias 17 e 18 de maio.

GEADA

Entre os dias 17 e 22 de maio, volta a possibilidade de geada por amplas do Brasil. Além do Sul, até há chance de gear no sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, em alguns pontos de São Paulo e parte de Mato Grosso do Sul. Dessa vez, no Sul, não só as áreas mais altas devem registrar geada, mas até em Curitiba a chance é bastante alta.

PALMITAL

Segundo o serviço Climatempo, Palmital teve ter um final de semana com temperaturas amenas, com possiblidade de chuva para este sábado (14/05), quando a temperatura mínima deve ser de 16º C. Para o domingo (15/05), quando os termômetros devem oscilar entre 17° C e 24° C, também estão previstas precipitações.  

A segunda-feira (16/05), segundo o Climatempo, terá tempo firme com sol e sem chuvas, além de temperatura entre 12° C e 26°C. Os termômetros devem despencar na terça-feira (17/05), quando a mínima estimada é de 6° C e a máxima não deve passar dos 17° C.

A quarta-feira (18/05) deve ser ainda mais fria, com máxima de 16° C e mínima de 5° C, ocasionando a possibilidade de geadas em áreas de topografia mais baixa. O mesmo índice mínimo está previsto para sexta-feira (20/05).  As temperaturas abaixo dos 10° C devem prosseguir até o próximo final de semana.

Com informações do Climatempo

Compartilhe

Deixe um comentário