Miojo pode causar infarto, AVC e até câncer, diz especialista
Compartilhe
Quem nunca trocou uma refeição por um prato de macarrão instantâneo, o popular miojo? Inventado por Momofuku Ando com base no lâmen, a massa de macarrão japonesa, o alimento é bastante consumido por pessoas que não possuem paciência ou talento para cozinhar. O que poucos sabem é o perigo que ele representa.A a nutricionista Mariana Ferri D’Ávila fez um alerta sobre os graves problemas que o miojo pode trazer para nossa saúde. 

— O macarrão instantâneo tem alto teor de gordura hidrogenada, que é uma gordura muito prejudicial ao nosso organismo. É uma gordura que se agrega na parede dos vasos e isso pode causar doenças, como um infarto, um AVC.

Repleto de sal, sódio e conservantes, o tempero que vem com o miojo também é uma “bomba”, explica a especialista.  “Esse tempero tem alto teor de glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz muito mal à saúde, podendo levar à tonturas, enxaqueca, fraqueza e até doenças mais graves como o câncer. Para quem não quer mais consumir macarrão instantâneo, um alento: é possível sim fazer um macarrão rápido e saudável”. Quem explica é Marcia Ikemoto Professora de gastronomia. 
Para o tempero, a professora Marcia usa um trio de cogumelos, que vai para a panela com azeite, manteiga e creme de leite. Aí, é só misturar tudo e saborear. 

— A opção de quem não quer colocar o creme de leite é só o leite mesmo. Ou, se não quiser, só o cogumelo, eu preciso de uma farinha forte, ou seja, uma farinha que geralmente no mercado custa um pouquinho mais caro. É uma farinha que a gente gente chama de “farinha para pão”. Basta misturar aos poucos a farinha forte com ovo e água até que ela adquira essa consistência. Depois, embrulhe a massa em um saquinho plástico e deixe-a descansar por 30 minutos. Aí, basta passar a massa em um cilindro e pronto. Um macarrão instantâneo caseiro e nutritivo está em suas mãos.

Compartilhe

Deixe uma resposta