A comunidade católica de Palmital está comemorando São José, o santo padroeiro do bairro mais populoso da cidade e protetor dos trabalhadores, das famílias e da igreja. A programação religiosa e festiva, iniciada no último final de semana, é realizada pela Paróquia de São Sebastião e tem expectativa de receber um grande número de fiéis na capela dedicada ao santo.

A programação religiosa foi iniciada no último domingo ( 16/03) com celebrações diárias em louvor ao padroeiro, sob o comando dos padres Marcelo Barreto e Otávio Peres. Nesta quarta-feira ( 19/03), quando se comemora a data litúrgica do Dia de São José, haverá missa solene a partir das 19 horas na capela, seguida de procissão com a imagem do santo pelas ruas do bairro.

A comunidade católica também se mobilizará para realizar a quermesse durante o final de semana. Conforme programação, o salão de festas ao lado da igreja será palco da comemoração com barracas de alimentos e bebidas nas noites de sexta-feira ( 21/03), sábado ( 22/03) e domingo ( 23/03). A organização está recebendo doações de alimentos, como açúcar, óleo, ovos, goiabada, doce-de leite, salsicha, apresuntado, mussarela e carne moída.

PADROEIRO – José de Nazaré, conhecido como São José, foi o esposo de Maria de Nazaré e o pai terreno de Jesus, segundo o Novo Testamento. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxas, anglicana e católica, que o celebram como padroeiro universal. A liturgia luterana dedica o dia 19 de março à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”.
Carpinteiro de ofício, São José é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, dedicando-se a ele vários tipos de festas. Por sua fidelidade à sua esposa e dedicação paternal a Jesus, ele também recebe o título de “Padroeiro das Famílias”. O santo empresta seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.
O papa Pio IX declarou-o patrono e protetor da Igreja Católica, além de patrocinar os doentes e uma morte feliz, devido à crença de que ele morreu na presença de Jesus e Maria. Na piedade popular, José é considerado um modelo para os pais e também se tornou patrono de várias dioceses e lugares. Várias imagens veneradas de São José receberam uma coroação canônica por um papa. Na iconografia religiosa popular, ele é associado a lírios ou nardo, representando sua castidade e pureza.