Moradora disponibiliza mudas frutíferas em rua do bairro Paraná
Compartilhe

Quem passou pela rua Pedro Machado da Silva nesta quarta-feira, no trecho entre a José Florêncio Dias e a Eduardo Zacarelli, nas proximidades da escola municipal Elisabete Soares Garcia, pode levar para casa uma muda de árvore frutífera. As espécies, disponibilizadas gratuitamente, foram produzidas pela moradora Eliana Molitor a partir de sementes que ela coletou de árvores cultivadas no quintal de sua residência.

 

Eliana ofereceu mudas de romã graúda, maracujá doce e goiaba araçá que, conforme placa colocada junto ao poste, podiam ser retiradas por qualquer pessoa que passasse pela rua. “Sempre faço a distribuição de mudas e as coloco em frente da minha casa. Esta semana, estou aproveitando a volta às aulas na escola Elisabete. Assim, as crianças e mães que passam podem pegar e levar para cultivar em suas casas”, disse.

Segundo Eliana, a romã produz frutos grandes e saborosos. Já o maracujá doce, que forma como uma parreira, é para ser consumido com fruta – não para suco. Ela contou ainda que a goiaba araçá, que é pequena, também serve de alimento para pássaros. Todas as mudas são cultivadas em copos plásticos coletados em festas realizadas em Palmital, possibilitando a utilização do material para uma finalidade de recuperação da arborização.

 

A moradora disse que herdou o hábito do pai, Hélio Molitor, que cultivava frutas e flores no quintal de casa e sempre fazia a distribuição de mudas, além de fazer o plantio em áreas públicas e na zona rural. Eliana contou ao JC que as mudas são produzidas a partir das árvores do sua residência. “Aproveito para guardar as sementes de todas as frutas que consumo e também coleto as que caem dos pés. Assim, posso produzir sempre mais mudas para distribuir”, explicou.

 

“Em junho distribui umas 30 e hoje passou de 50. O objetivo sempre é oferecer alimentos as pessoas e pássaros. Sempre escolho frutas por este motivo. Acredito que, plantando ou distribuindo árvores, a gente está fazendo a nossa parte para melhorar um pouquinho o planeta ou pelo menos no ambiente em que moramos”, finalizou.

 

Compartilhe

Este post tem um comentário

  1. Anônimo

    Belo gesto!! Que todos aproveitem a chance de degustar frutas fresquinhas ainda ajudar o planeta!!
    Parabéns!! Que mais pessoas façam o mesmo!!

Deixe uma resposta