Dona Deolira Glicério, moradora de Itaperuna, no Noroeste Fluminense (RJ), completou 120 anos na segunda-feira (10/03). Com uma vida repleta de histórias, ela celebrou o aniversário ao lado da família, que agora busca incluí-la no Guiness Book como a pessoa mais idosa do mundo.
De acordo com os registros oficiais, Deolira nasceu em Porciúncula no dia 10 de março de 1905. O processo de reconhecimento está em fase inicial, e os familiares já estão em contato com representantes do Guiness Book no Brasil.
“Já temos a certidão de nascimento dela, que é um dos documentos exigidos, Estamos aguardando outro documento para fazer o pedido oficial”, explicou o médico da família Juair de Abreu.
Atualmente, o título de pessoa mais velha do mundo pertence à freira brasileira Inah Canabarro Lucas, que tem 116 anos e nasceu no Rio Grande do Sul.
Celebração
Dona Deolira teve oito filhos, dos quais três ainda estão vivos, incluindo Dona Ivani, que completa 90 anos ainda neste mês. A família é grande e reúne 17 netos, bisnetos e até tataranetos.
Para celebrar os 120 anos, a festa contou com muita comida e, claro, banda ao vivo, já que a aniversariante sempre foi apaixonada por música e carnaval. Segundo os familiares, ela costumava acompanhar os desfiles das escolas de samba pela televisão a noite inteira.
Longevidade desperta interesse de pesquisadores
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/V/A/1xyNhcTHunYsDxAdZVaw/whatsapp-image-2024-03-17-at-15.53.05.jpeg)
A carteira de identidade revela o nascimento da idosa em 1905 — Foto: Lilia Bustilho
A longevidade de Dona Deolira despertou o interesse de pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-tronco da Universidade de São Paulo (USP), que buscam entender melhor or garantir um espaço no Guiness Book e fazer história com a longevidade de Dona Deolira.
Fonte: g1