Foram 166 dias sem chuva — a maior seca já registrada na história do Distrito Federal. Mas, na segunda-feira (07/10), os moradores da capital puderam, finalmente, comemorar o fim da estiagem. Registros de chuva foram feitos em várias regiões da cidade.
“Graças a Deus! Meu Deus, abençoa, Senhor, essa chuvinha para dar uma aliviada nesse calor”, diz uma moradora de Santa Maria.
Na região, choveu até granizo. Os moradores de Sobradinho também gravaram a chuva e comemoraram. “Olha a chuvinha chegando, refrescando esse calorão”, diz.
Para o Inmet, o fim oficial da estiagem foi nesta segunda-feira, quando houve registros nas áreas das estações meteorológicas — o que não havia acontecido no caso das chuvas isoladas do último dia 28.
📌 No Gama, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 81 km/h com volume de chuva de 7mm.
Os brasilienses ainda podem esperar por mais chuva nos próximos dias. Nesta terça-feira (8), segundo o Inmet, a capital está em alerta de perigo potencial para tempestade. O DF pode registrar chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos e queda de granizo.
Ainda de acordo com os meteorologistas, há condição para chuvas durante toda a semana. No entanto, o calor não deve dar alívio já que o tempo continua abafado.
Queda de energia
📌 No Lago Norte, dois postes de energia elétrica caíram na QI 5 do Lago Norte (veja vídeo acima). Segundo os bombeiros, uma árvore caiu perto da 9ª Delegacia de Polícia da região.
📌 Na Asa Norte, houve queda de energia em algumas quadras. O g1 recebeu reclamações de falta de energia nas quadras 216 e 416 Norte.
📌 Em Águas Claras, por conta da explosão de um gerador na altura da rua 37 Norte, alguns moradores da região estão sem energia.
Ao g1, a Neoenergia afirmou que interrupções de energia foram registradas em algumas regiões e que as equipes estão trabalharam para resolver a situação o mais rápido possível.
Fonte: g1