Morre, aos 79 anos, o economista José Affonso Leão Gil, incentivador da tecnologia em Palmital

O economista José Affonso Leão Gil morreu na madrugada de hoje, aos 79 anos. Ele foi a óbito no hospital Dr. Zezinho, em Assis, onde estava internado. Descendente de uma família pioneira na agricultura e de grande importância nos primórdios da organização político-administrativa de Palmital, José Affonso foi incentivador do desenvolvimento tecnológico no município.

Nascido em Palmital, era neto do coronel Affonso Modesto Gil, que chegou a Palmital em 1913 para administrar a Fazenda Natal e desenvolver a cafeicultura, quando integrou a primeira Câmara Municipal de Palmital, que instalou o Município em 21 de abril de 1920. Filho de Moyses e Maria Emília Leão Gil, José Affonso teve família formada pelos irmãos Antônio Carlos Rego Gil, engenheiro, Luiz Álvaro Leão Gil, economista, Regina Gil Silva, professora, e Abigail Rego Gil, professora.

Residindo em São Paulo, José Affonso trabalhou por mais de 40 anos nas áreas de informática e Tecnologia da Informação. Na carreira profissional, desempenhou diversas funções no segmento, desde programador até diretor de setores de tecnologia em instituições públicas como Ministério da Educação (MEC), Universidade de São Paulo (USP) e Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo (CMTC), além de atuar em grandes empresas do setor automobilístico, como Fiat e Engesa.

José Affonso retornou a Palmital no final da década de 2000, para trabalhar como consultor de negócios em vários empreendimentos e coordenar um projeto junto à escola técnica Mário Antônio Verza, do Centro Paula Souza, que tinha a proposta de fomentar o desenvolvimento tecnológico na região. A iniciativa teve o apoio da Brasscom – Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação -, então presidida pelo seu irmão Antônio Carlos, e também do Civap – Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema.

José Affonso Leão Gil deixou a esposa Altiva Ângela, os filhos Paulo, Andréia e Moisés e netos. Foi velado na Funerária Aliança, e o sepultamento ocorreu no final da tarde de hoje no Cemitério Municipal de Palmital, onde foram feitas as homenagens de familiares e amigos.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.