Morre em Bauru o professor palmitalense Sidney Tarcha de Souza

O professor palmitalense Sidney Tarcha de Souza morreu hoje, em Bauru, cidade onde viveu nos últimos 42 anos como professor e artista plástico.

Nascido em Palmital, filho do despachante policial José de Souza e da costureira Georgina Tarcha de Souza, Sidney estudou em escolas públicas da cidade desde a pré-escola, com a professora Rosa Grisólia, até se formar no Curso Normal (magistério), quando nos anos de 1960, ainda jovem, começou a lecionar na Escola Rural da Água dos Monteiros.

Aprovado em concurso da Secretaria Estadual da Educação como professor do ensino fundamental, assumiu cadeira em Cândido Mota e depois se mudou para São Paulo, onde continuou lecionando e estudando em escolas de artes, uma de suas paixões.

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas em pé, casamento e terno

Sidney Tarcha de Souza, o segundo acima (da direita para a esquerda), junto aos colegas de formatura do Curso Normal e do professor Élio Simionato

Em novo concurso, ingressou no magistério e escolheu Bauru, para onde se mudou em 1978. Se formou no curso superior de Educação Artística, disciplina que passou a lecionar na Escola Estadual “Rodrigues de Abreu”, onde se aposentou em 1993.  

Depois de concluída sua profícua carreira no magistério, dedicou-se às artes, principalmente na produção de souvenires, a maioria deles dedicados à família e aos amigos.

Muito ligado às suas raízes, recentemente Sidney Tarcha de Souza tornou-se um dos patrocinadores do Livro do Centenário de Palmital, em cujas páginas será imortalizada a história das famílias Tarcha e Souza, incluindo a trajetória pessoal e profissional de Sidney.

Contrariando o desejo que havia manifestado, Sidney não estará presente no lançamento do livro, previsto para este ano, em data ainda indefinida devido à pandemia do Novo Coronavírus, mas certamente será lembrado e homenageado pelo autor, o jornalista Cláudio Pissolito.

O corpo de Sidney Tarcha de Souza será sepultado neste sábado, 11, às 10 horas, no Cemitério do Ipê, em Bauru, onde receberá as homenagens de familiares e amigos.

Nossas homenagens à Sidney Tarcha de Souza e nossos sinceros pêsames aos familiares e amigos.

Cláudio Pissolito, Toni Israel e Silvinha Gomes

Compartilhe