Morta há quatro décadas, mulher é achada com TV ainda ligada

Em Zagreb, capital da Croácia, o corpo mumificado de Hedviga Golik, enfermeira nascida em 1924, foi encontrado em seu apartamento no bairro Medveščak. A morte chocou as autoridades locais em maio de 2008, por ter ocorrido há 42 anos daquela data.

A idosa vivia sozinha no sótão de um prédio de quatro andares, em um espaço exíguo de 18 metros quadrados. Seu estilo de vida recluso e hábitos excêntricos afastavam os vizinhos, que evitavam contato.

Hedviga adotava métodos inusitados para suprir suas necessidades por evitar contato social. Para não sair de casa em nenhuma ocasião, costumava usar um balde preso a uma corda para enviar listas de compras a vizinhos.

Após desaparecer, muitos acreditaram que ela havia se mudado para viver com parentes ou se juntado a uma seita religiosa, como rumores sugeriam na época.

Cidade de Zagreb
Prefeitura de ZagrebCidade de Zagreb

A descoberta de seu corpo ocorreu quando representantes do prédio decidiram reformar o edifício e notaram que Hedviga não havia respondido às notificações.

Nada foi mexido

Ao arrombarem a porta de seu apartamento, encontraram-na deitada na cama, envolta por cobertores, com uma xícara de chá ao lado e a televisão ligada.

O local estava intacto, coberto por teias de aranha, como se o tempo tivesse parado. A autópsia não conseguiu determinar a causa exata da morte, mas estimou que ela ocorreu durante uma estação fria, o que contribuiu para a preservação do corpo.

A imprensa internacional repercutiu amplamente o caso. O jornal britânico The Guardian destacou a negligência das autoridades e vizinhos em não notarem sua ausência por tanto tempo.

O Daily Telegraph questionou como as contas de eletricidade continuaram sendo pagas, descobrindo-se que o arquiteto do prédio, que havia morrido em 2005, era quem mantinha os pagamentos em dia.

O New York Times abordou o isolamento social crescente nas cidades modernas, usando o caso de Hedviga como exemplo extremo.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.