Morte de crianças por doenças evitáveis pela vacinação sobe 220% no Brasil

O número de crianças menores de cinco anos que morrem por doenças evitáveis pela vacinação teve um novo salto no Brasil em 2024, chegando a 48 óbitos de acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidde (SIM), do Ministério da Saúde. Pelo terceiro ano consecutivo o número subiu. Em 2021, foram registradas apenas 15 mortes. O aumento de 220% em apenas três anos coincide com a queda das coberturas vacinais.

Somente entre 2023 para 2024 o aumento foi de 50%. Entre os anos de 2020 e 2021, por causa do uso de máscaras e isolamento social na pandemia, todas as doenças de transmissão respiratórias registraram queda e casos e mortes, como mostra uma reportagem do portal UOL.

A principal responsável por essas mortes infantis foi a coqueluche, uma infeção respiratória que não matava mais crianças no Brasil desde 2021. Os 21 casos de mortes assustaram a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), especialmente porque a imunização com a vacina pentavalente, aos 2,4 e 6 meses, previstas no calendário de vacinação infantil, poderiam prevenir todos os casos.

Fonte: Infomoney

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.