Helenita Lopes Machado, de 60 anos, morreu depois de ser atacada por um cachorro da raça pit bull no final da tarde de domingo (02/07), em Paraguaçu Paulista.
De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Polícia Militar atendeu o fato no Condomínio Residencial de Chácaras, em Paraguaçu Paulista, quando Helenita foi vítima do ataque do pit bull. O animal, que pertence a um vizinho, escapou de onde estava sendo mantido e avançou sobre Helenita e seu esposo, Obedenário Pereira.
Testemunhas que estavam próximas, acionaram uma equipe médica, que levou o casal à Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista. No entanto, Helenita não resistiu aos ferimentos e faleceu logo em seguida. Se marido Obedenário sofreu ferimentos na perna encontra-se sob cuidados médicos.
O pit bull é de propriedade de Joãozito da Conceição e escapou de onde era mantido, atacando o casal Helenita e Obedenário, conforme informações do boletim de ocorrência.
Foi solicitada a perícia no local da agressão e o corpo de Helenita foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para a realização do exame necroscópico. Serão feitas perícias também para investigar a ocorrência de fatos anteriores envolvendo o mesmo animal e até mesmo solicitar, se for o caso, que o cão seja sacrificado, se for provado nos autos outros fatos semelhantes ou até mesmo relatos de eventuais testemunhas nesse sentido.
A ocorrência policial foi registrada, para futura investigação, como:
– crime consumado (Código Penal – Lesão corporal (art. 129 – § 6° se a lesão é culposa);
– crime consumado (Código Penal – Homicídio (art. 121 – § 3º – se o homicídio é culposo);
– crime consumado (DL 3.688/41 – Contravenções Penais – omissão de cautela na guarda/condução de animais – art. 31).
Fonte: i7 Notícias