Após ficar desaparecido por aproximadamente um mês, o filhote de naja reapareceu no Instituto Butantan, em São Paulo, na quinta-feira (06/06). A cobra, um macho da espécie Naja kaouthia, conhecida como naja-de-monóculo, está recebendo cuidados adequados depois de ser encontrada em duto de ventilação do Laboratório de Hematologia do instituto, informou o Butantan.
A naja-de-monóculo é uma espécie venenosa originária da Ásia. O laboratório onde a cobra foi encontrada fica distante do Parque da Ciência e dos museus, áreas frequentadas por visitantes. “Não houve fuga do filhote de cobra na área de visitação pública. O laboratório é frequentado apenas por profissionais e pesquisadores”, destacou o Instituto.
Após o desaparecimento, o Butantan acionou um plano de contingência e iniciou uma apuração interna. Câmeras foram consultadas, mas não houve sinal da naja fora do laboratório. Funcionários ouviram movimentos no duto e localizaram a cobra. Existe a hipótese de que a naja tenha se escondido por todo o laboratório antes de parar nos dutos.
Fonte: DCM