Não chores por mim, Argentina

por Carlos Pissolito

Nestes dias, celebrou-se o 70º aniversário da morte de María Eva Duarte de Perón. Muito poucos de nós têm memória viva de María Eva Duarte de Perón, popularmente conhecida como “Evita”.

Por outro lado, é muito provável que tenhamos visto o filme com formato Rock Opera “Evita”, estrelado por uma jovem Madonna e cantarolamos suas canções, mais populares como “Don’t cry for my Argentina”.

Hoje, na Argentina, a série documental “Santa Evita”, com sua recriação biográfica baseada no romance homônimo de Tomás Eloy Martínez, foi inaugurada para o canal de streaming: Star + e lançada em sintonia com o aniversário de sua morte.

Além disso, a atriz norte-americana Scarlet Johansson nos conta uma anedota colorida, depois de passar por Buenos Aires em 2018.

“Meu avô Bengt Johansson foi tenente-coronel das ‘Forsvarsmakten’ (as forças armadas suecas) e um fervoroso admirador de Juan Domingo Perón, que conheceu em 1954, pouco antes da ‘revolução libertadora’. Meu avô repetiu que esse golpe de estado foi o início do fim da revolução socialista no mundo, porque o general tinha uma visão de igualdade impensável para a época, que a Suécia nunca poderia replicar, embora parecesse ser avançado.

Como se pode ver, não são poucos os que ainda choram por ela.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

leia também

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.