‘Não desiste, minha filha. Vai estudar’, diz influencer de 103 anos a universitária hostilizada por ter mais de 40

Maria Cardoso, de Promisão (SP), gravou depoimento à Patrícia Linares, que foi hostilizada por colegas de sala por ter mais de 40 anos. Idosa ficou famosa ao entregar currículo em busca de trabalho aos 101 anos. Caso, que ocorreu em Bauru (SP), reacendeu discussão sobre etarismo no país.

A idosa de Promissão (SP) que viralizou nas redes sociais ao conseguir um emprego aos 101 anos gravou um depoimento à Patrícia Linares, universitária que foi hostilizada por colegas de sala por ter mais de 40 anos.

No registro, Maria Cardoso, que hoje tem 103 anos e faz trabalhos como influencer digital, diz palavras de incentivo à estudante, que começou a cursar biomedicina em uma universidade particular de Bauru (SP) há aproximadamente três semanas, aos 44 (assista acima).

“Não desiste, não, minha filha. Vai estudar. Deus foi bom. Assim como fez na minha vida, vai fazer na sua também. Aproveite seu tempo e seja feliz”, incentiva a idosa.

Na última sexta-feira (10), um vídeo em que outras três calouras de biomedicina debocham de Patrícia pela idade dela tomou conta da internet. Nas imagens, as alunas chegam a dizer que a mulher deveria “estar aposentada”.

“Enquanto temos um coração batendo dentro da gente, temos que fazer o que sentimos vontade. Seja qual for o desejo, temos que respeitar. Nunca é tarde pra correr atrás dos sonhos”, disse Maria.

A idosa soube da hostilização de Patrícia por meio da bisneta, Pâmela Gomes, e disse que não concorda com o etarismo contido nas falas das universitárias.

“Esse pensamento está errado. Eu, com 103 anos, sou digital influencer. Vai em busca do que você tem vontade. As mocinhas vão criar maturidade. Bola pra frente, nunca pare de lutar”, diz.

Maria realiza ações de marketing para uma companhia de vinhos desde 2021. Na época, a busca dela por um trabalho chamou atenção na internet.

A aposentada explicou que o objetivo era conseguir uma renda extra para comprar as coisas que gosta – como vinho – sem depender dos familiares. Diante do desejo, a família teve a ideia de fazer um currículo como forma de brincadeira, mas o gesto tomou grandes proporções.

“Meu trabalho é uma benção. Faço com amor todas as minhas fotinhas e meus vídeos”, relata.

No topo de uma larga linhagem de 29 netos, 35 bisnetos e 20 tataranetos, Maria chegou a ser condecorada, por causa da história dela, com o título de cidadã promissense na Câmara Municipal, em maio do ano passado.

Dona Maria fez currículo com intenção de trabalhar em Promissão (SP) para comprar vinhos — Foto: Pâmela Cristina Matias Gomes/Arquivo pessoal
Dona Maria fez currículo com intenção de trabalhar em Promissão (SP) para comprar vinhos — Foto: Pâmela Cristina Matias Gomes/Arquivo pessoal

A idosa, que não completou os estudos, pois trabalhou na roça desde os nove anos de idade, faz parte de um grupo de profissionais que vêm crescendo no mercado de trabalho.

Dados da última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, realizada no final de 2022, apontam que o número de trabalhadores com mais de 70 anos subiu quase 23% entre os últimos dois anos – acima da média de todas as faixas etárias, que foi de 9%.

A caminhada até a aposentadoria está mais longa por causa da alta do custo de vida, mas também porque os idosos estão chegando muito bem aos 70, 80 anos, com boa capacidade física e de adaptação às mudanças do mercado de trabalho.

Fonte: G1

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.