A 28ª edição da Festa do Peão Boiadeiro de Palmital está confirmada para ocorrer em abril de 2022 como parte das comemorações do aniversário de 102 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento ainda está em fase inicial de preparação e será realizado por uma nova comissão organizadora, que contará com apoio da Prefeitura, de entidades e de empresas da cidade e da região.
O período de realização do rodeio, marcado para ocorrer de 20 a 24 de abril, foi anunciado no último sábado por meio de redes sociais e da página criada pela organização, no endereço facebook.com/rodeiopalmitalsp. A preparação da festa ocorre depois da autorização pelo governo para a retomada dos eventos com concentração de público por conta da desaceleração da pandemia do coronavírus.
Segundo representante da comissão, cujo nome ainda não foi definido, os integrantes já estão trabalhando para avançar nos contatos para as contratações da estrutura a ser montada no recinto José Leandro Sobrinho, bem para a programação de disputas na arena e dos shows musicais. A expectativa é de que, a partir de outubro, comecem os anúncios das atrações que vão animar o público em abril de 2022.

“Grandes nomes da música sertaneja reunidos em cinco dias de festa. O espetáculo não é apenas nos palcos, mas também na arena com o esporte mais radical do mundo. Parque de diversões, praça de alimentação, balada na boate e muito mais”, diz trecho de texto divulgado em redes sociais. A comissão organizadora informou ainda que, mesmo com o recrudescimento da pandemia, os protocolos de prevenção ao coronavírus deverão ser respeitados no evento.
HISTÓRICO – A 28ª Festa do Peão Boiadeiro estava prevista para ocorrer inicialmente no período de 21 e 25 de abril de 2020, como parte das comemorações do Centenário de Palmital. Devido à decretação da quarentena para a prevenção ao coronavírus, com a proibição total de eventos e as restrições ao funcionamento do comércio a partir de março daquele ano, a organização anunciou incialmente o adiamento do evento e estabeleceu que ele iria ocorrer de 16 a 20 de setembro.
Porém, com a necessidade da manutenção das medidas preventivas, a festa foi suspensa por tempo indeterminado em agosto de 2020. Em 2021, não houve nenhuma possibilidade de realização do rodeio, pois a pandemia teve grande aceleração e causou muitas vítimas entre os meses de março e junho. Devido à redução nos casos da doença pela maior cobertura vacinal, há o processo que permite o reagendamento dos eventos. Agora, com a troca do comando na Prefeitura, um novo grupo assumiu a responsabilidade de organizar a Festa do Peão em Palmital.
CAMAROTES E PATROCÍNIOS
Depois que um novo grupo assumiu a realização da Festo do Peão, os integrantes da antiga comissão organizadora anunciaram por meio de redes sociais o ressarcimento dos valores pagos por cotas de patrocínio e por camarotes do Rodeio do Centenário. Conforme a Lei Federal 14.046, de 24 de agosto de 2020, os artistas e empresas contratadas para eventos cancelados devido à pandemia da Covid-19 devem devolver o dinheiro pago aos promotores até 31 de dezembro de 2021.
A mesma lei determina também que os organizadores de ventos deverão ressarcir os valores pagos por camarotes e cotas de patrocínio até 31 de dezembro de 2022. Mesmo com a previsão legal de um prazo maior, a antiga comissão organizadora informou antecipará em um ano o processo e entrará em contato com os compradores de áreas reservadas na arena e com patrocinadores para fazer a devolução do dinheiro até o dia 15 de dezembro de 2021.













