Nova onda de frio extremo pode causar geada e neve; veja quando e onde

Geadas não devem ser generalizadas, mas temperaturas podem chegar perto de zero

Uma frente fria vai se formar e entrar no Centro-Sul do Brasil no fim desta semana. Esse sistema promete levar chuvas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo entre sábado (29) e domingo (30). Na sequência desta frente fria, virá uma massa de ar polar.

De acordo com a Rural Clima, será uma massa de ar polar de forte intensidade e as temperaturas devem ficar abaixo de 5 graus em várias localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Na quarta-feira (2), existem previsões até para que aconteça geadas nas regiões serranas gaúcha e catarinense. “São Joaquim, Urupema, Urubici, Lages, Vacaria, Guarapuava são algumas das localidades em que pode gear”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Porém, Santos é categórico ao afirmar que não serão geadas generalizadas. “Pode até ocorrer neve, porque existem condições de chuva, umidade. Mas não serão geadas generalizadas, nem geada negra como vem se falando”.

De acordo com o especialista, é raro acontecer uma onda de frio no começo de novembro, “mas não é tão assustador, porque já aconteceram outras vezes”.

Com relação às chuvas, os modelos indicam chuvas em grande parte do Brasil pelos próximos dias, mas ainda irregulares devido ao La Niña. Pelo menos nos próximos 15 dias, a chuva mantém condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, além da continuidade do plantio de soja.

Fonte: Globo Rural

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.