Novas regras para Pix entram em vigor a partir de 1° de novembro; veja quais são

A partir de 1° de novembro, novas regras para o uso do Pix entrarão em vigor, limitando as transações para dispositivos que nunca utilizaram o método de pagamento. De acordo com o Banco Central do Brasil, smartphones e computadores novos estarão restritos a um valor de R$ 200 por Pix e um máximo diário de R$ 1 mil. A medida busca aumentar a segurança e impedir que golpistas utilizem novos aparelhos para realizar transferências de altos valores, mesmo que tenham acesso às credenciais da vítima.

A limitação será aplicada apenas a novos dispositivos. Quem já utiliza o Pix em aparelhos previamente cadastrados não será afetado pelas novas regras. O BC reforça que, para transferências que excedam o limite estabelecido, será necessário cadastrar o novo dispositivo junto à instituição financeira do cliente.

“Isso dificultará a fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou engenharia social, as credenciais, como login e senha, das pessoas”, informou o Banco Central. Além das limitações para novos dispositivos, o Banco Central exige que as instituições financeiras adotem medidas mais rigorosas de segurança.

Entre as exigências estão a identificação de transações atípicas, além da verificação semestral de fraudes nos registros dos clientes. As instituições também devem fornecer orientações em seus canais oficiais para ajudar os correntistas a evitarem fraudes.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.