A aposta feita pela primeira vez pelos eleitores de Palmital de eleger um prefeito jovem, sem mandatos anteriores que, de forma negativa, ensejaria falta de experiência, mas que, também, de forma positiva, traria a ausência de vícios, se mostrou acertada pelos resultados apresentados no mandato atual.
A primeira constatação foi o fim das intrigas políticas, das perseguições e desavenças públicas, bastante comuns na atividade, seja no executivo ou no legislativo, priorizando a valorização de competências e resultados, acima de posições partidárias, como foi observado em várias situações.
Outra mudança positiva que se observa é a melhor e maior integração com o Legislativo Municipal, incluindo nos eventos e nas solenidades a Câmara Municipal representada por aqueles que desejam a parceria como forma de trabalho em que se compartilham os acertos, mas assumindo também os possíveis erros, em vez de apenas criar obstáculos e fazer críticas.
Com mais união entre os políticos, a cidade fica menos polarizada e a questão partidária é adiada para seu devido tempo, quando todos poderão apresentar seus nomes para o julgamento popular pelo voto, de forma livre e democrática.
“…faz parte da índole dos mais jovens a confiança em suas escolhas…”
A questão da juventude, quando aliada à competência, ao conhecimento e à disposição para o trabalho, leva para a administração pública um ritmo mais intenso e acelerado de trabalho, de obras e serviços graças às decisões mais rápidas e assertivas, sem receio de críticas ou de julgamentos prematuros.
Afinal, faz parte da índole dos mais jovens a confiança em suas escolhas e o reduzido receio de errar, o que se traduz em mais ações e menos protelamento devido às consequências naturais de todas as medidas adotadas, assim como também daquelas que são adiadas.
Entre as inúmeras obras e serviços realizados, em andamento ou projetados, que são de conhecimento público, basta citar dois casos muito simples, mas emblemáticos e ilustrativos da mudança na filosofia administrativa da cidade.
A abertura da quarta passagem sobre a linha férrea, entre o Distrito Industrial do bairro Paraná e o bairro Shangrilá, próximo ao Fórum da Comarca, depois de 100 anos de cidade com apenas três passagens, assim como a iluminação do estádio Miguel Assad Taraia, provavelmente a última cidade da região a conquistar um campo de futebol para jogos noturnos, são exemplos singelos, mas representativos do acerto da mudança havida.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 90,00 por seis meses
