Advogados e clientes devem ficar atentos para contatos feitos por golpistas
O presidente da 137ª Subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – da Comarca de Palmital, Rosvaldir Cachole, faz alerta sobre um golpe que está sendo aplicado na população por pessoas que se passam por advogados.
Segundo Cachole, trata-se de uma forma de enganar aqueles que tem algum processo em andamento e exigir dinheiro para pagamento de custas ou formalização de acordos.
Os golpistas agem como se fossem os representantes das vítimas em processos judiciais, enviam documentos oficiais, incluindo cópias de processos, e até fazem chamadas de vídeo para ganhar credibilidade.
A subseção da OAB orienta os advogados a comunicar seus clientes sobre a possibilidade de haver contato de terceiros e para que recebam e forneçam informações sobre as atividades processuais apenas com a certeza de que se trata do advogado que foi legalmente constituído, sempre por meios seguros e confiáveis.
Para os clientes, o conselho é que fiquem atentos a qualquer contato recebido e, em caso de dúvida, procurar imediatamente o advogado que de fato atua no caso para, assim, evitar qualquer forma de prejuízo.
A Subseção da OAB de Palmital, que se mantém atuando na proteção do trabalho dos advogados e também da população, se apresenta à disposição de advogados e de seus clientes para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.