Onça-parda é registrada atravessando o Rio Paranapanema entre Chavantes e Ribeirão Claro

Uma onça-parda foi registrada no sábado (22/08) enquanto nadava pelo Rio Paranapanema, na região de Chavantes (SP). O flagrante foi feito pela influenciadora digital Lorena Maitan, moradora de Santa Cruz do Rio Pardo, durante um passeio de jet ski pela represa.

Segundo Lorena, ela inicialmente pensou que o animal fosse um cachorro. Ao se aproximar, porém, percebeu que se tratava de uma onça-parda.

De acordo com o relato, o felino atravessava o rio em direção a Ribeirão Claro, no Paraná. A estimativa é de que tenha percorrido cerca de 1,3 quilômetro pela água, entre a região do Resort Tayayá, no lado paranaense, e as proximidades da Marina do Kal, em Chavantes.

Lorena contou que frequenta a represa há cerca de oito anos e costuma passear pelo local quase todos os fins de semana. Apesar disso, afirmou que foi a primeira vez que viu uma onça-parda tão de perto.

O registro chamou a atenção pela distância percorrida pelo animal e pela raridade de uma travessia desse tipo. A presença do felino também reforça a importância da preservação das áreas naturais às margens da represa, que funcionam como habitat e corredor para diferentes espécies da fauna silvestre.

Em caso de encontro com animais silvestres, a orientação é manter distância, não tentar se aproximar nem perseguir o animal e evitar qualquer atitude que possa causar estresse ou colocar pessoas e o próprio felino em risco.

Fonte: IBTV

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.