Onde é que mora a amizade?

José Renato Nalini
José Renato Nalini

*José Renato Nalini

            Esta indagação é um dos versos das “trovas acadêmicas” da São Francisco: “Onde é que mora a amizade, onde é que mora a alegria? No Largo de São Francisco, na velha Academia…’.

            Pois é. Os estudantes iam para a Faculdade muito entusiasmados, alegres, sabendo que iriam conversar com colegas, ouvir coisas fabulosas dos lentes respeitados, paquerar. Havia de tudo no curso de Bacharelado.

            O patriotismo era algo ínsito ao estudante de Ciências Jurídicas e Sociais. Não era necessário explicar o que seria “Estado de Direito” e “Democracia”. Conceitos univitelinos. Algo que, formalmente, perdura até hoje. A República Federativa do Brasil é um “Estado de direito de índole democrática”.

            O que parece ter desaparecido é aquele amor entranhado à Pátria que se traduzia também no amor pelos colegas e amigos. Formavam-se “tribos”, depois “galeras”, mas elas eram unidas, coesas, conviviam fraternalmente.

            Uma celebração do Dia da Pátria era a culminância de um preparo que acontecia em todas as escolas, fossem públicas ou privadas. Formavam-se os batalhões, o professor de educação física ensinava a marchar, treinavam-se as fanfarras e a glória para qualquer aluno seria integrar essa verdadeira banda, para a qual havia ensaios durante todo o mês de agosto.

            Outro destaque honorífico era carregar a bandeira nacional, a bandeira paulista e a bandeira do colégio. Havia disputa com o preparo de um pronunciamento submetido à votação dos colegas. Era uma disputa acirrada, para, no 7 de setembro, envergando uniforme reluzente, defender a honra de sua escola numa verdadeira competição. Pois os municípios costumavam entregar troféus para as maiores representações, para a melhor fanfarra, para o melhor conjunto, havia multiplicidade de critérios para a eleição dos que mereciam o pódio.

            Todos se envolviam nessa festa cívica. Os mais criativos elaboravam “evoluções”, exercícios que a fanfarra faria, junto ao palanque onde se postavam as autoridades. Enfim, era algo que movimentava e motivava toda a família escolar.

            Tempos bons. Não havia polarização. O máximo seria uma emulação respeitosa. Tudo pela Pátria, que podia contar com seus filhos impregnados de respeito e devoção. Será que um dia isso voltará? Onde foi morar agora a amizade?

*José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – 2021-2022.         

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

José Renato Nalini
Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.