Agentes da Delegacia da Polícia Federal de Marília desencadearam, na manhã desta segunda-feira, 08/01, a 23ª etapa da Operação Lesa Pátria, que visa desmantelar redes de financiamento relacionadas aos eventos ocorridos em 8 de janeiro do ano passado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A ação, que se estende a diversas localidades, tem 46 mandados de busca e apreensão para cumprimento, e uma ordem de prisão preventiva, incluiu Assis.
Agentes federais conduziram diligências na cidade com o propósito de apurar crimes que vão desde a abolição violenta do Estado Democrático de Direito até associação criminosa, incitação ao crime, dano qualificado, e destruição ou inutilização de bens especialmente protegidos. Manifestantes de Marília e cidades vizinhas que participaram das manifestações estão sendo investigados. Ainda não há mais detalhes sobre a ação em Assis, onde estariam potenciais alvos da operação em curso.
As ordens, expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, incluem não apenas os mandados de busca, mas também o bloqueio de bens e valores dos investigados, estipulado em até R$ 40 milhões. O montante representa a estimativa do dano causado ao patrimônio público durante os eventos investigados.
A operação se estende por diversos estados, abrangendo o Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina, e o Distrito Federal.
Com informações de: Abordagem Notícias