Campeonato internacional de futebol de base reuniu mais de 100 equipes de diversos estados brasileiros, além de representantes do Paraguai e Chile
A organização comemora o sucesso da primeira edição da Taça Palmital de Categorias de Base, que trouxe à cidade o futuro do futebol do país e serviu como vitrine para atletas que buscam o sonho de se profissionalizar na modalidade. O evento, iniciado na quinta-feira da semana passada e encerrado na última terça, teve caráter internacional com a participação de mais de 100 equipes nas nove categorias, com 52 agremiações, incluindo clubes, escolinhas, associações, projetos e prefeituras. A competição foi realizada pela Dom Bosco Promotion com a parceria da Prefeitura, que preparou as praças esportivas e alojamento das delegações.
Foram seis dias intensos de jogos em nove categorias, para atletas nascidos entre 2001 e 2009. Palmital foi representado por equipes da Prefeitura, da escola Gol de Placa e da Academia de Futebol Palmitalense e os jogos realizados nos campos do PAC, CDHU e Miguel Assad, além dos estádios de Platina, Cândido Mota e Nova Alexandria. Os campeões foram definidos no início desta semana e as cerimônias de premiação contaram com a presença do prefeito José Roberto Ronqui, do chefe do Comitê Organizador Fadlo Zaim e do secretário de Esportes Milton Pontes Garcia, o Miltinho, além de convidados.
De acordo com estatísticas divulgadas pela Dom Bosco, a Taça Palmital de Categorias de Base de 2019 reuniu 2.340 atletas de 52 agremiações do Brasil e de países da América do Sul. Mais de 100 equipes foram inscritas em 36 grupos nas nove categorias. Houve aproximadamente 550 jogos nos sete campos utilizados no evento, em que foram marcados cerca de 750 gols durante os seis dias. No balanço da disciplina, foram aplicados cerca de 500 cartões amarelos e feitas aproximadamente 90 expulsões.
CAMPEÕES DA TAÇA PALMITAL
Categoria sub-10
CHUTE INICIAL CORINTHIANS – Sumaré (SP)
Categoria sub-11
CHUTE INICIAL CORINTHIANS – Sumaré (SP)
Categoria sub-12
GOL DE PLACA – Palmital (SP)
Categoria sub-13
GRÊMIO DOS OPERÁRIOS – Londrina (PR)
Categoria sub-14
SELEÇÃO DE FUTEBOL – Itapecerica da Serra (SP)
Categoria sub-15
CRAQUE DO FUTURO – Santa Rita de Cássia (BA)
Categoria sub-16
CAMPEÕES NO CAMPO E NA VIDA – Presidente Prudente (SP)
Categoria sub-17
UNIÃO MOGI/ART BLOCO – Mogi das Cruzes (SP)
Categoria sub-18
CFAI MILIONÁRIOS – Belo Horizonte (MG)
Disputa foi realizada com excelência e injetou cerca de R$ 500 mil na cidade, diz organizador
O chefe do Comitê Organizador, Fadlo Zaim, fez balanço positivo da Taça Palmital, enfatizando que a competição foi realizada com excelência na parte organizacional e esportiva, que não houve problemas relevantes com relação à estrutura, à arbitragem, às acomodações oferecidas e ao suporte às delegações. Ele destacou que o êxito é compartilhado com a Prefeitura, que ofereceu todo o respaldo para a realização do torneio.
O organizador disse que a competição trouxe aproximadamente três mil pessoas para a cidade em um período em que muitos estão viajando e há queda na atividade comercial. Fadlo destacou que os visitantes consumiram em Palmital e estimou que a Taça Palmital gerou impacto positivo de R$ 500 mil na economia municipal durante o período de uma semana. O dirigente citou o incentivo ao movimento em pequenos estabelecimentos e que parte dos produtos usados pela Dom Bosco na alimentação fornecida aos atletas foi adquirida na cidade.
Fadlo lembrou ainda que a Taça Palmital foi uma importante vitrine para jogadores e que muitos destaques do futebol nacional passaram por competições organizadas pela Dom Bosco, como Neymar, Nilmar e Hernane. O organizador disse que as partidas tiveram elevado nível técnico e foram acompanhadas por observadores de diversos clubes, como Internacional, Fluminense, Santos, Desportivo Brasil, PSTC e Cruzeiro. Ele finalizou afirmando que deverá se reunir posteriormente com representantes da Prefeitura para uma avaliação mais bem detalhada da competição e iniciar a preparação para o evento em 2020.
Gol de Placa é campeã na categoria sub-12
A equipe da escola Gol de Placa, comandada pelo treinador José Américo Paes Marques, conquistou na terça-feira o título da categoria sub-12 da Taça Palmital. O time jogou no estádio Manoel Leão Rego e enfrentou o Atlético Paranaense/Arena Ferst, de Londrina. A partida final foi muito equilibrada e terminou com empate em 1 a 1 no tempo normal. A decisão foi para a cobrança de penalidades.
Com boas defesas do goleiro da Gol de Placa, a vitória foi conquistada pelo placar de 3 a 1. A premiação foi feita em seguida, com a presença do secretário da Administração Fábio Maciel Pereira, que representou o prefeito José Roberto Ronqui. Também esteve presente o chefe do Comitê Organizador Fadlo Zaim.
CAMPEÃO – O meio-campista palmitalense Guilherme Paião Maciel Pereira foi campeão pelo projeto Campeões do Campo e na Vida, de Presidente Prudente, na categoria sub-16 da Taça Palmital. Filho da funcionária municipal Andréia Paião Maciel e do advogado Fábio Maciel Pereira, ele tem 14 anos e foi o capitão do time prudentino jogando com atletas de faixa etária superior. Guilherme começou a praticar futsal na Gol de Placa aos 5 anos. Com 7 anos, defendeu uma equipe de Cândido Mota em competição em Assis, onde foi o artilheiro. A partir dos 9 anos, com o professor Fernando Santos, passou a atuar na escolinha de futebol de campo do Vocem. Considerado versátil e com habilidade para atuar em várias posições, ele integra há três as categorias de base do Grêmio Prudente, onde já disputou três edições do Campeonato Paulista. Em 2015, comandou o time na conquista do terceiro lugar na categoria sub-11.
VICE-CAMPEÃ – A equipe da Prefeitura de Platina, em parceria com o Clube Atlético Assisense, também se destacou na Taça Palmital como a vice-campeã da categoria sub-17. A equipe jogou na manhã de terça-feira no estádio Miguel Assad Taraia contra o União Mogi/Art Bloco, de Mogi das Cruzes. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o time platinense foi derrotado por 4 a 2.
QUARTA POSIÇÃO – A equipe sub-16 da Prefeitura de Palmital também teve excelente resultado na classificação geral de sua categoria, que reuniu 24 equipes. O time vinculado à Secretaria de Esportes foi a campo na manhã de terça-feira no estádio Miguel Assad Taraia e sofreu derrota para o Itabirense E.C., de Cachoeiro do Itapemirim (ES). Com o resultado, obteve a quarta colocação. Atletas e membros da comissão técnica, comandada por Carlos Macedo, foram premiados pela organização da Taça Palmital.