Os males da internet

Uma das maiores conquistas dos tempos modernos e certamente uma das grandes criações da humanidade, a internet se transformou em serviço essencial comparado à eletricidade e às redes de água e esgoto, já que as comunicações migraram rapidamente para suas redes e delas ficou dependente. Os muitos benefícios criados pela internet estão na rapidez, na eficiência, na facilidade e no uso para a melhoria do trabalho, da educação, da medicina e dos negócios, substituindo muitas atividades presenciais e concentrando a maioria das plataformas existentes e que se tornaram mais acessíveis.

Em contraponto aos incontáveis benefícios criados, somam-se também os malefícios causados pela facilidade oferecida pelo sistema que permite a participação e a manifestação de todos, sem qualquer exigência e até mesmo de forma anônima ou dissimulada, abrigando também o lado sombrio da humanidade. Assim como estudiosos, professores, artistas, cientistas e trabalhadores fazem uso da rede para produzir, aprender, transmitir e apreender sabedoria e conhecimento, também o crime se instalou para se aproveitar das brechas existentes e aplicar golpes que transformam a internet em retrato fiel da sociedade.

“…sistema permite que a mentira e a desinformação superem as notícias confiáveis…”

Enquanto os benefícios caminham de forma lenta pela rede de computadores, como é o caso da chamada Telemedicina, que necessita de investimentos para alcançar as populações desassistidas, a criminalidade caminha de forma rápida, atingindo a todos indiscriminadamente e de forma imediata. Em outra vertente do mal, o uso inadequado do sistema permite que a mentira e a desinformação superem as notícias confiáveis e desacreditem os veículos tradicionais que atuam com responsabilidade civil e criminal, já que a maioria se informa por meio de redes sociais e de aplicativos de mensagens.

A apropriação da comunicação pela chamada “banda podre” da sociedade, que inclui criminosos, políticos irresponsáveis e corruptos, seitas cooptadoras de mentes e os muitos extremistas ideológicos que se aproveitam da falta de conhecimento e da inocência de grande parte da população, começa a arruinar a crença na democracia e nos valores da civilidade e da cidadania. Afinal, aqueles que acreditam nas informações porque gostariam que elas fossem verdadeiras, são os mesmos que espalham a desinformação em larga escala, seja para satisfação do próprio ego ou pelo mórbido prazer de influenciar, mesmo com mentiras.

CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA –     Promoção: R$ 90,00 por seis meses 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.