Terezinha Alves, comerciante em Palmital, lançou na semana passada uma campanha por meio de redes sociais em busca de ajuda da população parar manter o tratamento oncológico com medicamentos de alto custo. Conhecida como Teca, a paciente com câncer criou uma vakinha virtual com meta de R$ 120 mil para garantir um medicamento que era fornecido por meio de decisão judicial até meses atrás.
O fornecimento do medicamento foi suspenso depois da mudança de entendimento do STF em casos de judicialização de procedimentos de saúde. Por meio de vídeo divulgado em rede social, ela explicou que luta há 5 anos contra o câncer e atualmente faz tratamento paliativo com imunoterapia de uma metástase pulmonar. Teca contou ainda que o Pembrolizumabe lhe garantia melhor qualidade de vida e que recorreu novamente à Justiça para voltar a receber o medicamento, mas não tem previsão do tempo para decisão.
Confira abaixo relado publicado em redes sociais:
“HOJE O ANUCIO ESTÁ DIFERENTE AMIGOS…
Oi, pessoal…
Eu não queria estar aqui gravando esse vídeo, mas… eu preciso falar com vocês.
Eu estava fazendo uso de uma medicação de imunoterapia, que tem um custo altíssimo, e graças a uma decisão judicial, o estado e o município onde moro estavam me fornecendo essa medicação. Era o que me dava esperança… o que mantinha meu tratamento em andamento.
Mas, infelizmente… em setembro de 2024, o STF editou um tema de repercussão geral que endureceu muito os critérios pra que a gente possa conseguir medicação pela justiça.
O que aconteceu?
A sentença que eu tinha conseguido — depois de 8 meses de luta, na primeira instância — foi reformada no Tribunal de Justiça e a medicação foi suspensa.
Um direito adquirido meu, simplesmente… foi retirado.
É revoltante. É injusto.
A gente luta tanto… e parece que tudo desmorona de uma hora pra outra.
E agora, eu sigo numa batalha judicial, que ainda vai levar tempo.
E o meu tratamento… ele não pode esperar.
Por isso, com muito respeito e esperança, eu venho aqui pedir a ajuda de vocês.“
Para contribuir, basta acessar a página da campanha https://www.vakinha.com.br/5504347












