Um paciente precisou ser resgatado de bote após a ambulância em que estava ficar ilhada no bairro Santa Rita, em Itapevi, Grande São Paulo, na manhã de quarta-feira (14/02).
Devido ao temporal que atingiu a cidade na noite de terça-feira (13), diversos bairros ficaram com ruas e avenidas completamente intransitáveis, entre elas a rua Bagre, rua Pintado, rua Neide Silva Guimarães, rua Juquitiba e rua Lagosta.
Ao g1, a moradora Beatriz Oad Leal contou que viu o momento em que a ambulância fez o atendimento para um morador da avenida Leda Pantalena, quando ao tentar ir em direção ao pronto-socorro com o paciente acabou ilhada na enchente.
“Foi na frente de casa. Ambulância estava tentando levar o morador para o pronto-socorro da cidade, mas conseguiu chegar. Conseguiu andar metade só. Tiveram que esperar uns 20 minutos o barquinho da Defesa Civil ajudar”, contou.
“A ambulância ainda parou de funcionar. O motorista estava tentando religar ela e os outros tentando fazer o resgate. Fora o desespero do rapaz que foi resgatado. Foi bem feio”, ressaltou.
Já a Prefeitura de Itapevi afirmou que o homem retornava do hospital, onde fez um curativo programado (veja nota completa abaixo).
O homem em questão retornava do Hospital Geral de Itapevi (HGI), onde havia realizado um curativo programado pela manhã. Devido às fortes chuvas de mais de 100 milímetros que atingiram Itapevi nesta madrugada, o veículo que o transportava teve dificuldades na região da Vila dos Mineiros. Uma equipe da Defesa Civil foi rapidamente enviada ao local, realizando o atendimento e uma outra ambulância chegou ao local, em cerca de 30 minutos. Após a transferência de veículo, o paciente seguiu em segurança até sua residência.
O que diz a Prefeitura de Itapevi
“O homem em questão retornava do Hospital Geral de Itapevi (HGI), onde havia realizado um curativo programado pela manhã. Devido às fortes chuvas de mais de 100 milímetros que atingiram Itapevi nesta madrugada, o veículo que o transportava teve dificuldades na região da Vila dos Mineiros. Uma equipe da Defesa Civil foi rapidamente enviada ao local, realizando o atendimento e uma outra ambulância chegou ao local, em cerca de 30 minutos. Após a transferência de veículo, o paciente seguiu em segurança até sua residência.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/G/j/jt9IodQs66GUEsy1OT4Q/acervo-bdsp-bdbr-limpo-20240214-0545-frame-200254.jpeg)
Cidades da Grande SP estão completamente alagadas — Foto: Reprodução/TV Globo
Em nota, a Prefeitura de Itapevi afirma que trabalha há sete anos para resolver os “problemas crônicos de enchentes na cidade, com investimento de mais R$ 200 milhões”.
No texto, a gestão cita a canalizações dos córregos do Paim e Vale do Sol, além da construção de três piscinões na cidade: Sapiantã, Vitápolis e Suburbano.
“A chuva de ontem, chegando a 80 milímetros em São Roque, refletiu na cheia do córrego São João. Informamos que não há nenhuma vítima e que estamos com dois pontos e com as nossas equipes na região para dar todo o suporte.”
Tempestade de raios
A chuva que atingiu a Grande São Paulo na noite de terça-feira (13/02) gerou pelo menos 3.107 raios na região. Só na cidade de São Paulo foram registrados 957 raios durante apenas uma noite, segundo os meteorologistas.
Vídeos feitos na Bela Vista, no Centro da cidade de São Paulo, e também no Parque São Domingos, na Zona Oeste, mostram uma grande quantidade de descargas elétricas.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, a população deve seguir algumas orientações em caso de tempestade de raios como a de última noite:
- Se você estiver ao ar livre durante uma tempestade de raios, procure abrigo. Evite subir em locais altos;
- Se estiver em praia ou piscina, saia da água e vá para um abrigo.
- Se você estiver dentro de casa, evite usar equipamentos elétricos ligados à tomada. Fique longe também de janelas e portas metálicas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/m/g/tJlc4DRcaBvNGLpxrmWg/globo-canal-5-20240214-0600-frame-20738.jpeg)
Dicas do Inpe para enfrentar tempestade de raios. — Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo dados do Inpe, mais de 800 pessoas morreram no país nos últimos 10 anos atingidas por raios.
Outras cidades da Grande São Paulo tiveram acumulado ainda mais acentuado, como Cotia, que teve 165mm, Carapicuíba com 101mm em 12 horas e Itapevi, que teve 100mm de chuvas.
Fonte: g1