A ala de isolamento para coronavírus da Santa Casa de Misericórdia de Palmital teve a terceira morte em um período de pouco mais de 24 horas. Um paciente de 86 anos, que é de Assis e estava entubado, morreu na tarde desta quarta-feira (10/03) enquanto aguardava vaga em UTI. Contudo, a transferência não ocorreu pela saturação do sistema hospitalar de alta complexidade na região.
O doente foi enviado para Palmital na sexta-feira (05/03) devido à falta de leitos clínicos no Hospital Regional e na Santa Casa de Assis. Com a evolução dos problemas respiratórios, houve na noite de sábado (06/03) a solicitação de encaminhamento para UTI na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que gerencia os leitos em todo o Estado.
O paciente apresentou quadro respiratório agravado pela doença e, na segunda-feira (08/03), teve de ser entubado para receber ventilação mecânica. Até o início tarde desta quarta-feira (10/03), ele permanecia em estado grave aguardando vaga em hospital de referência na região de Marília, que atingiu na terça-feira (09/03) ocupação de 99,39% de ocupação nas UTIs.
Segundo a Secretaria de Saúde de Palmital, o óbito ocorreu por volta das 14h40 e deverá ser confirmado para o município de Assis. Seguindo os protocolos de para casos positivos da Covid-19 o corpo é acondicionado em caixão lacrado e sepultado sem a realização de velório.
OUTROS – Por volta das 13 horas de terça-feira (09/03), houve a morte do aposentado Francisco Ortiz Hidalgo, de 75 anos, que estava entubado na ala de isolamento da Santa Casa. O paciente, que havia sido encaminhado por unidade de saúde de Assis, estava em estado gravíssimo e, por apresentar instabilidade no quadro de saúde, não pode ser transferido para UTI de hospital na região.
Na noite de terça-feira (09/03), por volta das 22 horas, houve o falecimento de um homem de 41 anos na ala de isolamento. Ele havia sido internado na segunda-feira (08/03) depois de passar pelo Centro de Covid da Santa Casa. Ele fazia apenas uso do oxigênio por cateter, não necessitando de solicitação de encaminhamento para UTI, e sofreu uma parada cardiorrespiratória.