Padre Ângelo Messias da Costa, que atuou em Palmital, morre aos 76 anos

O padre Ângelo Messias da Costa, que atuou como pároco de Palmital entre as décadas de 1990 e de 2000, morreu na segunda-feira (01/04) aos 76 anos.

A informação foi divulgada por meio de nota emitida pela Diocese de Ourinhos, que lamentou o falecimento do religioso e revelou que ele havia passado por longo período de internação na Santa Casa de Misericórdia de Marília, mas não informou as causas do óbito.

Ângelo nasceu em 10 de agosto de 1948 na cidade de Echaporã, filho de Altamiro Alves da Costa e Santina Penga. Antes de se tornar padre, formou-se em contabilidade e exerceu a profissão em Ciências Econômicas.

Ele ingressou na vida religiosa por volta dos 40 anos e cursou Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos de Marília, sendo ordenado diácono em 6 de dezembro de 1991.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 16 de abril de 1993, durante cerimônia em Echaporã que foi presidida pelo bispo dom Antônio de Souza.

Na Diocese de Assis, padre Ângelo trabalhou em diversas paróquias além de Palmital, incluindo as de Nossa Senhora das Dores (Assis), de São Sebastião (Cruzália), do Divino Espírito Santo (Ubirajara) e de Santo Antônio (Alvinlândia).

Padre Ângelo esteve em Palmital entre 1996 e 2002, sendo substituído pelo hoje bispo emérito dom Otacílio Luziano da Silva.

Durante seu trabalho na Paróquia de São Sebastião, em que atuou em conjunto com o vigário Edivaldo Pereira dos Santos, foi responsável por mobilizar esforços e instalar a comunidade de São Francisco, com a construção de uma igreja ao lado do conjunto habitacional Miguel Huertas (CDHU), na região do São José.

O padre se transferiu em 2008 para a Diocese de Ourinhos, com autorização de acolhimento do bispo dom Salvador Paruzzo, e atuou nas paróquias de São José (Campos Novos Paulista), de Santo Antônio (Ocauçu), do Divino Espírito Santo (Ubirajara), de São Benedito (Santa Cruz do Rio Pardo) e de São Luiz Gonzaga (Lar Santa Teresa Jornet).

Nos últimos anos, padre Ângelo estava na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Ourinhos, onde ocorreu velório na manhã desta terça-feira (02/04) e misse de corpo presente. Às 10 horas, ele será transladado para a Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Echaporã, onde deve chegar por volta das 11 horas. Às 15 horas, ocorre missa de corpo presente e o sepultamento está previsto para às 17 horas.

A Diocese de Ourinhos expressa seus sentimentos aos familiares e amigos e agradece a Deus pelo  exercício do ministério  sacerdotal e pelo bem realizado pelo padre Ângelo”, diz trecho de nota divulgada pela Diocese de Ourinhos.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.