Palmital adota armadilhas para monitoramento inteligente e contenção do mosquito da dengue

A Prefeitura de Palmital, por meio do Departamento de Saúde, está investindo em tecnologia para conter o avanço da dengue, que tem registrado aumento no número de casos nas últimas semanas. Além do trabalho de combate aos criadouros do Aedes aegypti, a administração municipal conta agora com a parceria de uma empresa para fazer a instalação de armadilhas que farão a captura dos mosquitos para o monitoramento inteligente e a execução de rápidas medidas de contenção em áreas urbanas com maior risco de transmissão da doença.

A novidade foi apresentada durante reunião realizada no salão do Departamento de Educação, no antigo Fórum, na tarde desta quarta-feira (26/02). O evento contou com a presença do prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes, da diretora de Saúde Nádia Ortiz e de técnicos do setor de Vigilância Epidemiológica. Também participaram membros da equipe de Controle de Endemias e agentes comunitários das unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuam diretamente no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Evento no salão do Departamento de Educação reuniu agentes de Controle de Endemias e do programa ESF

Nádia abriu a reunião destacando as novidades do trabalho neste ano e falou que a iniciativa é mais uma medida para reforçar o combate à dengue em Palmital. Em seguida, veterinária Diane Oliveira falou sobre as ferramentas disponibilizadas pela Ecovec, destacando o histórico da empresa que se dedica à saúde e bem-estar com soluções tecnológicas para o monitoramento de vetores. Ela fez uma breve apresentação sobre o sistema de Monitoramento Inteligente do Aedes (M.I.Aedes), que passará a ser utilizado em Palmital para auxiliar na contenção do avanço da dengue.

Diane Oliveira explicou que o principal instrumento do trabalho do sistema são as armadilhas, denominadas Mosquitrap, que capturam os mosquitos para a análise de incidência em cada setor e, por meio de fêmeas grávidas, para testes laboratoriais que permitem a identificação dos tipos de arbovirose que eles transmitem e o grau de infestação em cada localidade. A partir disto, destacou a veterinária, é possível programar um trabalho mais rápido e eficiente para combater os vetores de transmissão de doenças em cada ponto de monitoramento.

Diana Oliveira apresentou o M.I.Aedes e destacou os benefícios do sistema de armadilhas

A representante de Ecovec enfatizou que os relatórios semanais gerados pelo M.I.Aedes possibilitam uma programação mais eficiente e coordenada das ações de combate ao mosquito, diminuindo os custos com atendimento nas unidades da saúde ao reduzir a ocorrência de epidemias ou grandes proliferações da doença. Segundo Diane Oliveira, que fez o treinamento dos agentes sobre o sistema de monitoramento e a instalação das armadilhas, a detecção das áreas com maior incidência do inseto possibilitam medidas de controle antes mesmo do aparecimento de pacientes com sintomas da dengue.

A veterinária destacou também que as armadilhas são mais eficientes se comparado ao modelo tradicional de avaliação de densidade larvária, possibilitando o fácil gerenciamento para a tomada de decisões semanais com base em relatórios fornecidos pelo sistema e garantindo alta efetividade no combate à proliferação dos mosquitos, que também transmite o zikavírus, a chikungunya e a febre amarela. De acordo com a Prefeitura, os agentes de Controle de Endemias e de saúde vão concluir o treinamento nesta semana e, após o Carnaval, iniciam instalação das armadilhas em todas as regiões da cidade.

Luis Gustavo destacou o empenho da Prefeitura no combate ao mosquito da dengue e na assistência aos pacientes

Luis Gustavo também falou no encontro e ressaltou o trabalho realizado pelo Departamento de Saúde, que instalou um Ambulatório de Dengue no Centro de Saúde Nelson da Cunha Bastos para reforçar o atendimento aos pacientes. O serviço começa a operar nesta quinta-feira (27/02). O prefeito agradeceu pelo trabalho desempenhado pelos agentes de saúde no combate ao Aedes aegypti em Palmital e enfatizou que eles são muito importantes para conter o avanço da dengue, desejando boa sorte a todos nesta nova etapa de combate ao mosquito transmissor da doença.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.