A administração do prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes atua no sentido de modernizar os serviços públicos municipais para garantir mais facilidade de acesso às informações e criar novos canais de relacionamento com a população. Em reconhecimento ao trabalho da Prefeitura de Palmital, o Programa Nacional classificou o Município com o Selo Prata de Qualidade em Transparência, conferido neste mês de novembro.
A avaliação, que considera os serviços de internet disponibilizados por órgãos federais, estaduais e municipais, é feita pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A conquista de Palmital neste ano reflete a continuidade do trabalho sério e responsável da gestão municipal.
De acordo com a Prefeitura, Palmital já havia alcançado um importante marco na avaliação de 2022, quando obteve o Selo Ouro ao atingir 93,68% no Índice de Transparência, ficando entre as prefeituras mais bem avaliadas do Brasil. “Desta vez, o município figura novamente em destaque no cenário nacional e estadual, demonstrando que o esforço para manter um serviço público transparente e acessível à população continua sendo prioridade”, diz trecho de nota divulgada pela administração municipal.
Considerando os sites de prefeituras analisados pelo PNTP no Estado de São Paulo, a média do território paulista chegou a 63,21%, enquanto Palmital atingiu 82,41%. O resultado garantiu ao município entre as 60 administrações mais bem avaliadas e, pelo desempenho, a classificação de Selo Prata. “Ficamos acima da média de algumas cidades da região, como Assis, que recebeu 73,99%, Ourinhos com 42,87%, Cândido Mota com 34,62% e Ibirarema com 35,89%”, destacou nota da Prefeitura.
O PNTP é um programa que avalia o nível de transparência ativa nos sites institucionais das três esferas de governo (união, estados e municípios), englobando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e Defensorias Públicas. Na avaliação, são analisados critérios como clareza, acessibilidade e atualização de informações, garantindo que a população tenha acesso facilitado aos dados públicos.