A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de chuvas fortes, com grande volume de água, e contínuas até o final da semana em todo o Estado de São Paulo. O fenômeno, que deve ocorrer a partir desta quarta-feira (28/09) e sábado (01/10), é causado por uma frente fria que avança sobre a região Sudeste do país. (assista o vídeo abaixo)
Para as regiões de Presidente Prudente e Marília, que inclui Palmital e os municípios da Comarca, a Defesa Civil prevê que haja um acumulado de 90 milímetros de chuvas até sábado (01/10) – cada milímetro de chuva representa um litro de água sobre um metro quadrado de solo. Já para as áreas da Baixada Santista, do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, a pluviometria pode atingir até 200 milímetros no período do alerta.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas fortes serão acompanhadas de raios, ventos e granizo. Há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. O órgão pede atenção dos moradores, principalmente quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva. Em caso de emergência, os moradores podem acionar o órgão pelo número 199 ou pelos telefones das prefeituras.