Palmital e região terão comércio, shoppings, escritórios e imobiliárias liberados pelo governo

O governo anunciou na tarde desta quarta-feira (27/05), a prorrogação da quarentena no estado por 15 dias, com flexibilizações progressivas que serão feitas levando em conta as características de cada município. Pelo chamado “Plano São Paulo”, a região administrativa de Marília, da qual Palmital, Ibirarema, Campos Novos Paulista, Platina e Salto Grande fazem parte, poderá retomar o funcionamento de comércio, shoppings, escritórios e imobiliárias com a adoção de protocolos de segurança sanitária. O objetivo é manter o controle sobre a disseminação do coronavírus.

 

Durante a coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Daria apresentou histórico da mobilização contra o covid-19, que começou em 13 de março com a recomendação para fechamento de cinemas e teatros, que depois foi estendida a museus e bibliotecas (15/03), shoppings, academias, shows e exposições (18/03), celebrações religiosas (19/03), parques e órgãos públicos (20/03) e escolas (23/03). A quarentena passou a vigorar em 23 de março e teve três prorrogações, com o funcionamento apenas de serviços essenciais, devendo durar até o próximo domingo.

 

De acordo com o governo, em apresentação feita durante a coletiva de imprensa, o isolamento social provocou o achatamento da curva de contágio, possibilitando que o sistema de saúde se adequasse para atender aos pacientes que necessitassem. A ação preventiva fez com que a expectativa de 950 mil casos no Estado sem a quarentena, caísse para menos de 1/10 da previsão, totalizando 84 mil casos confirmados. Também se estimou que as medidas contribuíram para salvar 65 mil vidas no período.

 

O governo destacou os investimentos, com a duplicação no número de leitos de UTI, a abertura de 7 novos hospitais, a contratação de 6,3 mil profissionais e a aquisição de 3,3 milhões de testes para covid-19. Também foram apresentadas as diretrizes do Plano SP, que leva em conta aspectos do sistema de saúde (disseminação da doença, capacidade de leitos e monitoramento da transmissão) e de parâmetros de economia e sociedade (vulnerabilidade econômica, abordagem regional e comunicação e transparência).

 

O programa estabeleceu cinco fases para a retomada econômica que vai do “alerta máximo” atual, na cor vermelha, até o período de “normal controlado” com a liberação de quase todas as atividades com protocolos sanitários para conter o coronavírus. Na laranja, de “controle”, há algumas liberações que incluem comércio, shoppings, escritórios e atividades imobiliárias. Esta é a classificação da região de Marília, na qual está Palmital. No estágio amarelo, de “flexibilização”, são permitidos salões de beleza e similares, além de bares, restaurantes e lanchonetes.

Na fase verde, de “abertura parcial”, estão incluídas as academias. Conforme a regra do governo, as atividades de teatros, cinema, eventos em espaço público ou atividades culturais, religiosas, esportivas e sociais que concentrem público estão proibidas em qualquer uma das etapas, devendo ser liberado em data posterior à pandemia. A volta das aulas e a normalização do transporte público também estão indefinidas. Desde o início da quarentena, funcionam serviços essenciais de comércio e serviços, além de construção civil e serviços públicos, com algumas restrições de atendimento.

 

O Plano São Paulo também definiu as diretrizes e linhas de atuação do Governo do Estado de São Paulo nas três fases de combate aos efeitos da epidemia. Na etapa atual, que é a de “resposta” e tem duração de 3 a 6 meses, são estabelecidas as medidas de enfrentamento e controle do coronavírus. O processo inclui a “recuperação” em até 12 meses e a “sustentação”, em um período que se estenderá por três anos.

 

O governo apresentou ainda segmentação do Plano SP, com a divisão das zonas por nível de risco, a consideração de aspectos regionalizados, a análise do impacto nos mais diversos setores, o estabelecimento de protocolos sanitários para cada atividade e a testagem para monitoramento da população. Houve a apresentação da priorização de cada setor econômico, a partir da análise da vulnerabilidade de cada um.

 

O governo apresentou a classificação de cada uma das regiões administrativas do Estado, informando que apenas as áreas da Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira estão com classificação vermelha e deverão continuar com quarentena na primeira quinzena de junho. Para os municípios com classificação laranja, amarela e azul, caberá aso prefeitos flexibilizar determinados setores, tendo como pré-requisitos a adoção de protocolo de testagem da população e a fundamentação científica para justificar a medida.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.