A Prefeitura de Palmital inicia na tarde de terça-feira (18/01) a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus.
A ampliação do público, que começará a ser atendido pelos portadores de doenças crônicas e deficiências, é possível depois que o Centro de Saúde Nelson da Cunha Bastos recebeu na manhã desta segunda-feira (17/01) as primeiras 110 doses da Pfizer pediátrica, o único imunizante até o momento foi autorizado pela Anvisa para uso no Brasil.
Para atender ao público infantil com mais segurança, a Secretaria de Saúde programou um esquema especial de trabalho para a equipe de vacinação no Centro de Saúde. Das 7 às 12 horas, haverá o atendimento de adultos e adolescentes, com 12 anos ou mais.
As crianças de 5 a 11 anos serão atendidas no período da tarde, das 13 às 17 horas. A Secretaria de Saúde pede para que os pais façam o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. É importante a apresentação da Carteira de Vacinação para conferir se o menor não recebeu nenhum outro imunizante no período de 15 dias, o que inviabiliza a aplicação da dose contra a Covid.
A lista das comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde. Pais e responsáveis precisam apresentar os comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica. Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação.
Confira a lista de doenças crônicas estabelecidas pelo governo:
Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV