Uma massa de ar quente e úmido favorece a instabilidade climática em diversas regiões do Brasil. Diante desta condição, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h em diversas localidades, incluindo o Estado de São Paulo. Como consequência, Palmital teve dias chuvosos desde o último final de semana e registrou acumulado de 113,1 milímetros de precipitações.
De acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão do governo do Estado que mantém estação automática no Horto Florestal Estadual, em Sussuí, a onda de chuvas começou na sexta-feira da semana passada, quando foi apurado 0,5 milímetro. Durante o último final de semana, quando as temperaturas foram amenas, entre 21°C e 28,8°C, o acumulado foi de 7,1 milímetros.
A semana também começou chuvosa com 22,1 milímetros apurados durante a segunda-feira. Na terça-feira, conforme dados do Ciiagro, foram mais 14,5 milímetros. Na quarta-feira, o volume chegou a 49,8 milímetros, enquanto na quinta-feira foram 19,1 milímetros de chuvas. As temperaturas ficaram amenas, com mínima de 19,6°C e máxima de 27°C no período
Segundo previsão do IPMet/Unesp, havia a previsão de grande quantidade de chuvas para ontem, após o fechamento desta edição, com acumulado de até 29,1 milímetros. Este sábado também deve continuar chuvoso, com menos de 3 milímetros. Para o domingo, deve haver predomínio do sol e a semana deve começar com tempo bom e temperaturas em elevação, com a volta do calor e temperaturas de até 31ºC.