Um grande volume de chuvas foi registrado em Palmital, totalizando mais de 115 milímetros em um período inferior a 24 horas. O fenômeno é resultado de uma frente fria com alta umidade, que provocou tempestades nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e causou alagamentos e estragos em diversas cidades. O sistema deverá persistir durante este final de semana, com acúmulo elevado de água, além de temporais isolados com possibilidade de vento forte e granizo.
Os registros do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, órgão do governo do Estado responsável pelo monitoramento climático oficial e que mantém estação automática no Horto Florestal Estadual de Sussuí, mostram que, entre as 7 horas de sexta-feira (12/12) e o mesmo horário deste sábado (13/12), foram registrados 115,1 milímetros de chuva em Palmital.
A quantidade de precipitação em um curto período representa um volume muito acima do normal para o município. Considerando o acumulado da última semana, que chegou a 190,3 milímetros, o total quase atinge a média histórica de chuvas para o mês de dezembro em Palmital, que, segundo dados do Climatempo, é de 196 milímetros.
De acordo com o Ciiagro, Palmital registrou 2,8 milímetros no último sábado (06/12). Houve 39,9 milímetros de chuva na segunda-feira da semana passada (08/12). Na terça-feira (09/12), o dia também foi chuvoso, com registro de 32,5 milímetros ao longo de várias horas. Pela previsão dos serviços de meteorologia, as precipitações devem persistir neste final de semana. A manhã deste sábado (13/12) foi de céu nublado e chuva, com estimativa de atingir 35,1 milímetros, conforme o Climatempo.
Para domingo (14/12), quando também há alerta para tempestades em diversas regiões do Estado de São Paulo, Palmital tem previsão de um acumulado de 24,5 milímetros. Conforme a meteorologia, há expectativa de períodos chuvosos na segunda (15/12 – 12,0 milímetros), terça (16/12 – 14,1 milímetros) e quarta-feira (17/12 – 0,1 milímetro) da próxima semana.













