Palmital registra 60 milímetros de chuvas em período de 16 horas, aponta Ciiagro

Após dias com temperaturas amenas devido à passagem de uma massa de ar frio, o clima ficou chuvoso durante o final de semana na região e gerou alertas de tempestades por institutos de meteorologia.

Em Palmital, o calor voltou a predominar no sábado (22/03) com a formação de nuvens e chuvas com bons volumes, que totalizaram acumulados próximos a 60 milímetros num período de 16 horas. O clima favorece as lavouras de milho que já foram plantadas e possibilita a semeadura em áreas ainda não cultivadas.

De acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão do governo do Estado que faz o monitoramento climático oficial em Palmital e mantém estação automática no Horto Florestal Estadual, nas proximidades do Distrito de Sussuí, as chuvas começaram às 16 horas de sábado (22/03), com o registro de 0,5 milímetros. Às 18 horas, a marca chegou à 7,6 milímetros.

A noite do sábado (22/03) teve chuvas fracas de maior duração e menor volume pluviométrico. A manhã de domingo (23/03) começou com chuva forte e raios, principalmente nas áreas próximas da zona urbana de Palmital. Entre 7 e 8 horas, conforme o Ciiagro, incidiram 44,5 milímetros de chuvas. Com o tempo abafado, as temperaturas mínimas ficaram acima dos 20° C.

Segundo medições de agricultores, os volumes de chuvas foram variados em diferentes localidades de Palmital, mostrando que as precipitações não ocorreram de forma generalizada.

A maior marca foi registrada na Água Parada, nas proximidades da área urbana (regiões dos bairros São José e Paquetá), com acumulado de 65 milímetros. Também há dados das águas do Palmitalzinho (60 milímetros), do Capixingui (48 mm), do Pau D’Alho (38 mm), da Corredeira (40 mm) e do Barreirão (30 mm).

Volumes menores foram registrados nas águas da Aldeia (20 mm), dos Américos (22,5mm), da Onça (20 mm), dos Machados (8 mm) e da Figueira (5 mm). Também há relatos de poucas precipitações na área mais ao Norte de Palmital e no município de Platina.

Em Ibirarema, nas proximidades da Usina Enersugar, o volume chagou a 28 milímetros. Já em Ourinhos, onde a onde de chuva foi mais forte, houve registro de até 95 milímetros.

CONFIRA A PREVISÃO DO IPMET/UNESP PARA PALMITAL

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.