Os termômetros despencaram em Palmital e região na madrugada desta quinta-feira (02/07). A onda de frio é resultado de uma massa de ar polar que avançou sobre o Sul e Sudeste do Brasil após a passagem do “ciclone bomba” que causou fortes tempestades e rajadas de ventos no início da semana. Em alguns pontos da zona rural, houve a constatação de geada leve sobre a vegetação devido à temperatura próxima a 0ºC.
Segundo informações do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão da Secretaria Estadual da Agricultura que mantém uma estação no Horto Florestal Municipal nas proximidades de Sussuí, houve o registro de 2,3º C como temperatura mínima durante a madrugada. A brisa da manhã também gerou sensação térmica de muito frio, causando incômodo às pessoas que precisaram sair às ruas. A máxima verificada na quarta-feira (01/07) foi de 18,7º C.
Conforme informações de agricultores, foram verificados áreas com a formação de gelo sobre a vegetação, como resultado da condensação da umidade pela baixa temperatura da madrugada. Os pontos de geada leve forma verificados em localidades mais “abertas” ou com topografia mais baixa.
Confira mais detalhes, desdobramentos e atualizações na versão impressa do JC