Palmital sofre com onda de calor e registra temperaturas acima de 35ºC

A Defesa Civil de São Paulo emitiu durante o final de semana um alerta de calor intenso para todo o Estado, com temperaturas de até 38° em algumas localidades. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências do órgão, a elevação da temperatura, provocada por uma massa de ar quente, será sentida em várias regiões paulistas até quarta-feira (19/02).

A sensação térmica de calor intenso foi acentuada durante o final de semana com o tempo ensolarado. Conforme o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que tem uma estação automática nas proximidades de Sussuí, Palmital teve máxima de 31,4°C na tarde de sábado (15/02). No domingo (16/02), esquentou ainda mais, com a temperatura chegando a 34,6. As madrugadas também foram quentes, com marcas acima dos 20°C.

Na tarde de segunda-feira (17/02), conforme o Ciiagro, a máxima chegou a 35,4°C. A elevação nas temperaturas também foi acompanhada da diminuição dos níveis de umidade relativa do ar nos últimos dias, com mínima de 31% no primeiro dia desta semana. Na tarde de terça-feira (18/02), quando da conclusão deste texto, às 14 horas, o termômetro do órgão de meteorologia estadual registrava 33,4°C em Palmital.

Conforme previsão do IPMet/Unesp, que mantém estações em Bauru e Presidente Prudente, o clima deverá continuar muito quente até a próxima semana. Para quarta-feira (19/02), quando é esperada chuva leve, o clima deverá ficar entre 21°C e 32°C. O forte calor deve persistir na quinta (20/02), com marcas entre 21°C e 34°C e sexta-feira (21/02) com termômetros em até 35°C. Para sábado (22/02) deve ter 34°C e, no domingo (23/02), 31°C.

Segundo a Defesa Civil, as circunstâncias de calor intenso fazem com que a população tenha de redobrar a atenção com idosos e crianças, que devem ingerir bastante água a fim de se manterem bem hidratados e permanecer protegidos do sol. Animais de estimação também devem ser mantidos em locais com sombra e água fresca disponível. Há também algumas recomendações importantes, como evitar atividades ao sol entre 10 e 16 horas, manter ambientes ventilados e usar protetor solar e roupas leves.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.