Uma grande área de instabilidade que avançou do Paraná e se deslocou para o Sudeste do Brasil trouxe chuva volumosa a diversas regiões do Estado de São Paulo. Em Palmital a tempestade foi marcada por fortes ventos e muitos raios durante a madrugada de quarta-feira (26/03). Porém, sem danos verificados na zona urbana pela Defesa Civil.
De acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão do governo do Estado que faz o monitoramento climático oficial em Palmital e mantém estação automática em Sussuí, a chuva da madrugada totalizou 46,5 milímetros no período de aproximadamente 4 horas durante a madrugada desta quarta-feira (26/03). Cada milímetro representa um litro de água sobre um metro quadrado de solo.
Uma tempestade com muitos raios e rajadas de vento começou pouco depois da 1 hora da manhã e, às 2 horas, atingiu o volume de 30,2 milímetros, conforme registros do Ciiagro. Com a passagem da área de instabilidade, a chuva perdeu força com volumes horários de 7,4 milímetros (3 horas), 5,8 milímetros (4 horas) e 3 milímetros (5 horas). Precipitações volumosas também foram registradas em municípios da região.
Durante o último final de semana, como resultado do avanço de uma frente fria para o Sudeste, Palmital também registrou tempo chuvoso. No total, conforme dados do Ciiagro, foram quase 60 milímetros de precipitações num período de 16 horas entre a tarde de sábado (22/03) e a manhã de domingo (23/03). Porém, em algumas localidades da zona rural o volume foi menor, mostrando que as chuvas não foram generalizadas no município.