Palmital apresenta uma situação de baixíssima transmissão do coronavírus. Dados do Departamento de Saúde da Prefeitura mostram que, após sucessivas quedas no primeiro quadrimestre, houve apenas três casos da Covid registrados durante o mês de maio. O panorama é reflexo da ampla vacinação da população, que passou a ficar protegida da doença que já não é mais classificada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo informações do setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, as três ocorrências de casos positivos da Covid em Palmital foram concentradas no início do mês passado, sendo a última confirmação notificada no dia 11 de maio. Em abril, houve um total de 26 pessoas com a doença, número muito inferior aos 70 infectados pelo coronavírus em março – fevereiro teve 114 novas ocorrências, janeiro, 172, e dezembro, 246.
O último Boletim Epidemiológico, que teve a atualização nesta quinta-feira (01/06), veio sem nenhum novo caso positivo da Covid em Palmital. Havia apenas 7 pessoas em condição suspeita aguardando resultados de exames para confirmar ou descartar a infecção. O município chegou a 7.751 vítimas da doença, com 90 óbitos desde o início da pandemia em 2020.