Dados epidemiológicos registrados pela Prefeitura de Palmital mostram que a transmissão do coronavírus voltou a acelerar neste mês de maio. A Secretaria de Saúde vem registrando mais pacientes afetados pela Covid após um período de sucessivas quedas no número de infectados e da considerável redução de casos graves que causam internações e morte de doentes.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica (VE) de Palmital foram confirmados 100 novos casos na primeira semana de maio. Os números foram de 47 e 37 pacientes infectados nos dois períodos seguintes. Na segunda-feira (23/05), foram mais 26 pacientes com resultados positivos, totalizando 210 vítimas da doença nos 23 primeiros dias do mês. O boletim mostrou que havia 44 pessoas pacientes em recuperação, transmitindo a doença, e 23 em situação suspeita, aguardando resultados de exames.
Palmital passou a sofrer com a retomada da transmissão da Covid no final do ano passado e viu número de contaminações disparar a partir do início de 2022. Em janeiro, a pandemia chegou ao seu pior momento no município, com 1.568 casos positivos. Em fevereiro, a incidência da doença caiu 50,7%, com 773 casos confirmados.
Março confirmou a tendência de recrudescimento e fechou com 244 testes positivos. E o volume de infectados caiu ainda mais em abril, com “apenas” 151 novos casos confirmados. O total de 210 testes positivos acumulados até segunda-feira mostra um crescimento de 39,07% no volume de ocorrências em relação ao mês de abril.
Diante do aumento dos casos da doença, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas mantenham a postura preventiva com cuidados básicos como evitar aglomerações, manter a distanciamento social e higienizar as mãos frequentemente, além de continuar a usar máscaras em unidades de saúde e no transporte público. As pessoas com sintomas gripais também devem procurar atendimento no Centro de Saúde para realizar exames.
QUARTA ONDA – Os números dos casos e internações de Covid-19 no Brasil apresentam uma tendência de alta nos últimos dias em várias regiões do país e provocam um alerta com a possibilidade da chegada de uma 4ª onda da doença no país.
As internações causadas pela Covid em São Paulo subiram 55% no último mês em comparação ao período anterior, com o aumento chegando a 88% no interior do Estado. A taxa de retransmissão também aponta para o crescimento da doença em território paulista. O número está acima de 1 em 19 das 22 macrorregiões.
MUNICÍPIOS VOLTAM A OBRIGAR O USO DE MÁSCARAS
Diversas cidades brasileiras voltaram a obrigar o uso das máscaras de proteção contra o coronavírus em ambientes fechados. As medidas são justificadas pelo aumento da transmissão da doença neste mês de maio. A lista inclui a capital paranaense Curitiba e cidades como Londrina e Maringá. Em São Paulo, também há diversos municípios com a medida.
Uma das cidades no interior paulista é Piraju, localizada a cerca de 100 quilômetros de Palmital. A medida passou a valer no último sábado, 21 de maio, por meio de decreto municipal. A obrigatoriedade das máscaras é temporária e vale para locais fechados, como nas escolas, igrejas, restaurantes, supermercados e estabelecimentos comerciais, além de órgãos públicos e entidades.












