Palmital registrou clima similar a de áreas desérticas nos primeiros dias da Primavera, que começou no último domingo, com muito calor e reduzidos níveis de umidade relativa do ar. A previsão da meteorologia depois das chuvas da madrugada de sexta-feira (27/09) é de clima ameno no final de semana, mas com perspectivas de elevação das temperaturas no início de outubro.
Conforme registros do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém uma estação automática em Sussuí, Palmital teve temperatura máxima de 39,5°C na tarde de quinta-feira (26/09), mas com sensação térmica de mais de 40°C devido aos ventos e a baixa umidade relativa do ar, que atingiu mínima de 12,9%.
O período da noite de quinta (26/09) foi marcado por uma ventania que trouxe muita poeira para a cidade, além de derrubar folhas e galhos de árvores. Durante a madrugada de sexta (27/09), conforme o Ciiagro, uma chuva fraca atingiu 3,6 milímetros, contribuindo para a melhora da qualidade e da umidade do ar.
Para este final de semana, a previsão do Climatempo é de céu ensolarado e temperaturas amenas, com termômetros entre 15°C e 31° no domingo (29/09). O fenômeno é resultado de uma frente fria que avança pelo Sudeste do Brasil e deve perder força em breve. A partir de segunda-feira (30/09), conforme o serviço de meteorologia, os termômetros devem entrar em elevação com máxima de ate 39°C na quarta-feira (02/10). Também há previsão de aumento da nebulosidade, mas sem chuvas.
OUTUBRO – A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de Outubro indica chuvas acima da média em grande parte da Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, além das regiões sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Também há chances do retorno gradual das precipitações para a parte central do país, fortemente afetada pela seca. Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país.